Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77324
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDiógenes, Elione Maria Nogueira-
dc.contributor.authorAbreu, André Batista de Albuquerque-
dc.date.accessioned2024-07-18T18:56:45Z-
dc.date.available2024-07-18T18:56:45Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationABREU, André Batista de Albuquerque. O Programa de Autonomia Escolar: a avaliação dos gestores escolares. 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado Porfissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77324-
dc.description.abstractThis research was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Public Policy Assessment (MAPP) at the Federal University of Ceará (UFC). This seeks to evaluate the School Autonomy Program (PAE) as an education financing policy in the municipality of Maracanaú. This public education financing policy, created in 2015, aims to provide better objective working conditions for schools in the municipal network, strengthening and expanding management autonomy, making the maintenance and conservation of equipment installations more effective and efficient, including when it comes to the provision of services that favor the development of the school's pedagogical work. Furthermore, the research aimed, in general, to evaluate the effectiveness of the PAE in a school in the municipality of Maracanaú from the managers' perspective. The specific objectives were: i) to map the PAE implementation process; and ii) analyze the difficulties experienced by school managers in implementing the PAE. The research adopted an in-depth evaluation proposal and methodological procedure focused on bibliographical analyzes of articles and theses published on the subject and analysis of documents, such as Laws and decrees prepared by the Department of Education (SME) and semi-structured interviews with Unit Managers Executors (UEx). Finally, the data collected points to a policy with a path based on the improvement and decentralization of the transfer of resources being used to improve the school and which, in the words of the Managers, demonstrate a program that is easy to access, well monitored and advised by the SME.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO Programa de Autonomia Escolar: a avaliação dos gestores escolarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Esta busca avaliar o Programa de Autonomia Escolar (PAE) como uma política de financiamento da educação do município de Maracanaú. Essa política pública de financiamento da educação, criada em 2015, visa proporcionar melhores condições objetivas de trabalho às escolas da rede municipal, fortalecendo e ampliando a autonomia da gestão, tornando a manutenção e a conservação de instalações de equipamentos mais eficazes e eficientes, inclusive quanto a realização de serviços meio que favoreçam o desenvolvimento do trabalho pedagógico da escola. Ademais, a pesquisa objetivou, de forma geral, avaliar a efetividade do PAE em uma escola do município de Maracanaú a partir da visão dos gestores. Os objetivos específicos foram: i) mapear o processo de implementação do PAE; e ii) analisar as dificuldades vivenciadas pelos gestores escolares na execução do PAE. A pesquisa adotou uma proposta de avaliação em profundidade e procedimento metodológico voltado para as análises bibliográficas de artigos e teses publicadas sobre a temática e análises de documentos, como as Leis e decretos elaborados pela Secretaria de Educação (SME) e entrevista semiestruturada com Gestores das Unidades Executoras (UEx). Por fim, os dados coletados apontam para uma política com percurso pautado na melhoria e descentralização do repasse de recursos sendo utilizados para a melhoria da escola e que, na fala dos Gestores, evidenciam um programa de fácil acesso, bem acompanhado e assessorado pela SMEpt_BR
dc.subject.ptbrPrograma de Autonomia Escolarpt_BR
dc.subject.ptbrGestão democráticapt_BR
dc.subject.ptbrAutonomia financeirapt_BR
dc.subject.enSchool autonomy programpt_BR
dc.subject.enDemocratic managementpt_BR
dc.subject.enFinancial autonomypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6661711538629386pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2352567866641388pt_BR
local.date.available2024-07-18-
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_abaabreu.pdf3,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.