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Tipo: Tese
Título: O concretismo no Ceará: neovanguarda em trânsito
Autor(es): Damasceno, Kedma Janaina Freitas
Orientador: Cunha, Roseli Barros
Palavras-chave em português: Neovanguarda;Movimento Concretista;Concretismo cearense
Palavras-chave em inglês: Neo-avant-garde;Concretist movement;Concretism of Ceará
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Data do documento: 2024
Citação: DAMASCENO, Kedma Janaina Freitas. O concretismo no Ceará: neovanguarda em trânsito. Orientadora: Roseli Barros Cunha. 2024. 293 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O movimento de Poesia Concreta no Brasil teve seu apogeu principalmente entre a segunda metade dos anos 1950 e início dos anos 1960. O caráter construtivista, objetivo, antidiscursivo e visual do poema passou a ser postulado inicialmente pelos irmãos Haroldo e Augusto de Campos e pelo amigo Décio Pignatari, que formavam o Grupo Noigandres. Em um período desenvolvimentista, de busca pelo crescimento industrial, econômico e urbano do país, o abstracionismo, tanto nas artes plásticas quanto na poesia, encontrou espaço adequado. As primeiras manifestações aconteceram em São Paulo (1956) e no Rio de Janeiro (1957), estados mais desenvolvidos economicamente e, portanto, supostamente mais preparados para receberem as inovações artísticas e culturais propostas. Contudo, o objetivo do presente trabalho é traçar um panorama histórico do movimento concretista local, apresentando como se deu a realização dessa neovanguarda poética no Ceará, um estado considerado periférico, pouco industrializado e, portanto, percebido como menos afinado com as ideias da modernidade, da industrialização e do progresso, tão caras e oportunas ao Concretismo. Ver-se-á que, em Fortaleza, um grupo de poetas aderiu às ideias concretistas, mantiveram contato com os grupos do Sudeste e realizaram duas mostras de Arte Concreta na capital cearense (1957 - no Clube do Advogado e 1959 - no IBEU), além de outras exposições menores realizadas em eventos promovidos por alguns cursos da Universidade do Ceará. Mesmo que de uma forma menos empenhada com o rigor formal, comparados aos concretistas de São Paulo, os cearenses contribuíram significativamente com o movimento, visto que, além das exposições realizadas, concederam entrevistas, trocaram correspondência, promoveram palestras e escreveram textos teóricos acerca do movimento no estado. O trabalho de pesquisa é construído por meio da análise de estudos teórico-críticos acerca do movimento, bem como dos textos poéticos e matérias dos jornais da época, buscando sempre manter um diálogo com o tempo e o espaço dessas produções. Autores como Antonio Candido ([1959] 2017), Pierre Bourdieu (1996), Peter Bürger (2008), Gonzalo Aguilar (2005), Iumna Simon (1982), entre outros, auxiliam como base teórica e metodológica na composição deste trabalho. Além da pesquisa bibliográfica, empreendeu-se ainda uma pesquisa de campo por meio da visita a alguns espaços significativos para o movimento, das “Conversas/Entrevistas” com pessoas também representativas e das pesquisas nos jornais locais da época para ratificar a tese de que o Concretismo cearense, a despeito das críticas e de certo apagamento, contribuiu eficazmente com o movimento nacional, deixando, portanto, um legado que repercute até os dias de hoje.
Abstract: The Concrete Poetry movement in Brazil had its peak mainly between the second half of the 1950s and of the early 1960s. The constructivist, objective, anti-discursive and visual character of the poem began to be initially postulated by the brothers Haroldo and Augusto de Campos and their friend Décio Pignatari, who formed the Noigandres Group. In a developmental period, in search for the country's industrial, economic and urban growth, the abstractionism, both in the visual arts and in the poetry, found an adequate space. The first demonstrations took place in São Paulo (1956) and Rio de Janeiro (1957), states that were more economically developed and, therefore, supposedly more prepared to receive the proposed artistic and cultural innovations. However, the objective of this work is to outline a historical overview of the local concretist movement, presenting how this poetic neo-avant-garde came about in Ceará, a state considered peripheral, little industrialized and, therefore, perceived as less attuned to with the ideas of the modernity, of the industrialization and of the progress, so dear and opportune to Concretism. It will be seen that, in Fortaleza, a group of poets adhered to concretist ideas, maintained contact with groups from the Southeast and held two Concrete Art exhibitions in the capital of Ceará (1957 - at the Clube do Advogado and 1959 - at IBEU), in addition to other smaller exhibitions held at events promoted by some courses at the University of Ceará. Even if less committed to formal rigor, compared to the concretists of São Paulo, the people from Ceará had significantly contributed to the movement, since, in addition to the exhibitions held, they gave interviews, exchanged correspondence, promoted lectures and wrote theoretical texts about the movement in the state. The research work is constructed through the analysis of theoretical-critical studies about that movement, as well as poetic texts and newspaper articles of the time, always seeking to maintain a dialogue with the time and the space of these productions. Authors such as Antonio Candido ([1959] 2017), Pierre Bourdieu (1996), Peter Bürger (2008), Gonzalo Aguilar (2005), Iumna Simon (1982), among others, assist as a theoretical and methodological basis in the composition of this work. In addition to bibliographical research, field research was also undertaken through visits to some significant spaces for the movement, “Conversations/Interviews” with also representative people and research in local newspapers of the time to ratify the thesis that the Concretism of Ceará, despite criticism and a certain erasure, contributed effectively to the national movement, therefore leaving a legacy that resonates to this day.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77306
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0001-8763-3799
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/5861530385341804
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-2948-980X
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9060291920662699
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Teses defendidas na UFC

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