Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77299
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Porto, Márcio de Souza | - |
dc.contributor.author | Cid, Maria Eliene Pereira Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T13:01:17Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T13:01:17Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | CID, Maria Eliene Pereira Lima. Avaliação da política pública do contraturno: impactos na aprendizagem dos estudantes da EMEIEF Napoleão Bonaparte Viana. 2024. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77299 | - |
dc.description.abstract | The idea of full-time education emerges as a long-term alternative to face current educational challenges. However, this type of teaching still faces challenges in the national territory, including the need for adequate infrastructure, training of specialized teachers, development of integrated curricula and articulation with public policies that guarantee its effective and sustainable implementation. From this perspective, the present study addresses the importance of full-time education in the Brazilian context, highlighting the contribution of educators such as Anísio Teixeira (2002, 1977), Jaqueline Moll (2002, 2007, 2014), and Gadotti (2009). Its objective, therefore, is to evaluate the impact of public policy on after-school hours on the learning of students at EMEIEF Napoleão Bonaparte Viana, located in the municipality of Maracanaú – CE. The methodology adopted is qualitative, with a case study based on the narratives of different individuals included in the process. It was found that the After Hours Policy at Escola Napoleão Bonaparte Viana has contributed to improving student learning. However, there are areas that require improvements to ensure the effectiveness of the public policy evaluated. These aspects involve sociological, political and economic issues, where the prevalence of a market culture in contemporary society should not reinforce a competitive mentality to the detriment of values such as solidarity, collaboration and critical thinking. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação da política pública do contraturno: impactos na aprendizagem dos estudantes da EMEIEF Napoleão Bonaparte Viana | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A ideia de educação em tempo integral surge como uma alternativa a longo prazo para enfrentar os desafios educacionais atuais. No entanto, esse tipo de ensino ainda enfrenta desafios no território nacional, incluindo a necessidade de infraestrutura adequada, formação de professores especializados, desenvolvimento de currículos integrados e articulação com políticas públicas que garantam sua implementação efetiva e sustentável. Nessa perspectiva, o presente estudo aborda a importância da educação em tempo integral no contexto brasileiro, destacando a contribuição de educadores como Anísio Teixeira (2002, 1977), Jaqueline Moll (2002, 2007, 2014), e Gadotti (2009). Tem como objetivo, portanto, avaliar o impacto da política pública do contraturno na aprendizagem dos estudantes da EMEIEF Napoleão Bonaparte Viana, localizada no município de Maracanaú – CE. A metodologia adotada é qualitativa, com estudo de caso a partir das narrativas de diferentes indivíduos inclusos no processo. Constatou-se se que a Política do Contraturno na Escola Napoleão Bonaparte Viana tem contribuído para a melhoria da aprendizagem dos alunos. No entanto, há áreas que necessitam de melhorias para garantir a efetividade da política pública avaliada. Esses aspectos envolvem questões sociológicas, políticas e econômicas, onde a prevalência de uma cultura mercadológica na sociedade contemporânea não deve reforçar uma mentalidade competitiva em detrimento de valores como solidariedade, colaboração e pensamento crítico. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Educação integral | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Contraturno | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Avaliação | pt_BR |
dc.subject.en | Public policies | pt_BR |
dc.subject.en | Integral education | pt_BR |
dc.subject.en | After-hours | pt_BR |
dc.subject.en | Sssessment | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/4634151440511126 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9162337091847651 | pt_BR |
local.date.available | 2024-07-17 | - |
Aparece nas coleções: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_meplcid.pdf | 686,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.