Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77271
Tipo: Dissertação
Título: Programa Aprender Mais: uma análise avaliativa da contribuição na melhoria da aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Idelzulene Pereira Barros da
Orientador: Guerra, Maria Aurea Montenegro Albuquerque
Palavras-chave em português: Políticas públicas;Políticas educacionais;Programa Aprender Mais
Palavras-chave em inglês: Public policy;Educational policies;Learn More Program
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2024
Citação: SILVA, Idelzulene Pereira Barros da. Programa Aprender Mais: uma análise avaliativa da contribuição na melhoria da aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Esta pesquisa objetiva avaliar aspectos do programa Aprender Mais do município de Fortaleza que tem como objetivo o fortalecimento da aprendizagem de todos os estudantes em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental em substituição ao Programa Federal Mais Educação apresentando as mesmas finalidades, de reforço escolar numa perspectiva de tempo integral. Especificamente a pesquisa terá como foco as turmas de 1º e 2º anos de uma unidade escolar de Fortaleza. Para desenvolver esta pesquisa levanta-se a seguinte questão: Qual a contribuição do Programa Aprender Mais para melhoraria da qualidade e fortalecimento do ensino? A partir disso o objetivo geral é avaliar a contribuição do Programa Aprender Mais na melhoria da aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Fortaleza. Ampara-se nas áreas de políticas públicas educacionais com destaque para as séries iniciais, sendo assim uma pesquisa multidisciplinar. Metodologicamente se caracteriza como uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e exploratória, quanto aos objetivos, estes foram operacionalizados com uma coleta de dados por meio de um questionário com dezesseis perguntas fechadas e abertas com os monitores e professores das turmas mencionadas. Os resultados apontam que o Programa apresenta-se como uma grande ferramenta de contribuição para a qualidade do ensino, no entanto é necessário maior interesse dos participantes em manter sua vitalidade. Conclui-se que esta pesquisa é importante na medida em que possa trazer uma análise crítica para possíveis modificações e alterações nas políticas educacionais do Ceará.
Abstract: This research aims to investigate aspects of the Aprendir Mais program in the city of Fortaleza, which aims to strengthen the learning of all students in Portuguese and mathematics in elementary school, replacing the Federal Mais Educação Program, presenting the same purposes, of school reinforcement from a perspective full-time. Specifically, the research will focus on the 1st and 2nd year classes of a school unit in Fortaleza. To develop this research, the following question is raised: what is the contribution of the Learn More Program to improving the quality and strengthening of teaching? From this, the general objective is to analyze the Learn More Program and the pedagogical practices presupposed in its constitution from a teaching perspective. It is based on the areas of public educational policies with emphasis on the initial grades of education, thus being a multidisciplinary research. Methodologically, it is characterized as an applied research, with a qualitative and descriptive approach, regarding the objectives, these will be operationalized with data collection through a questionnaire with fifteen closed and open questions with the monitors and teachers of the mentioned classes. The results indicate that the Program presents itself as a great tool for contributing to the quality of teaching, however greater interest is needed from participants in maintaining its vitality. It is concluded that this research is important as it can bring a critical analysis to possible modifications and changes in educational policies in Ceará.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77271
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6346079652322359
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_ipbsilva.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.