Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77266
Type: TCC
Title: Avaliação e melhoria da experiência do jogador em um jogo para ensino de arquitetura de software
Authors: Lima, Mateus Fonseca
Advisor: Marques, Anna Beatriz dos Santos
Keywords in Brazilian Portuguese : D-LEARN 2.0;Jogo educacional;Experiência do jogador
Keywords in English : D-LEARN 2.0;Educational game;Player experience
Issue Date: 2024
Citation: LIMA, Mateus Fonseca. Avaliação e melhoria da experiência do jogador em um jogo para ensino de arquitetura de software. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: O artigo descreve a evolução do jogo educacional D-LEARN para sua nova versão, D-LEARN 2.0, focando na melhoria da experiência do jogador, esta é responsável por medir a qualidade da interação entre os usuários e o jogo. Em jogos educacionais, essa interação desempenha um papel crucial, pois busca cativar os alunos, proporcionando não apenas uma experiência mais envolvente, mas também otimizando a eficácia no ensino. A nova versão foi desenvolvida com base em análises dos resultados da versão anterior e entrevistas com os responsáveis pelo desenvolvimento da primeira versão. Foram introduzidas melhorias como o histórico de partidas, reorganização do tabuleiro, novas cartas, introdução de um temporizador por pergunta, dentre outras melhorias. A experiência do jogador no D-LEARN 2.0 foi avaliada por 10 participantes utilizando o questionário MEEGA+, os resultados demonstram que houve uma melhoria significativa na qualidade do jogo, com destaque para uma experiência menos monótona e um nível de desafio mais adequado.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77266
Access Rights: Acesso Embargado
Appears in Collections:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Artigos Científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_tcc_mflima.pdf
  Until 2026-07-11
2,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.