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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77209
Type: | Dissertação |
Title: | Um tear de histórias: a saga da boneca Emília contra o destino traçado pelas moiras |
Authors: | Araújo, Maria Liduína de |
Advisor: | Pompeu, Ana Maria César |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Moiras;Silenciamento;Dom de fala;Performance |
Keywords in English : | Moiras;Silencing;Gift of speech;Performance |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | ARAÚJO, Maria Liduína de. Um tear de histórias: a saga da boneca Emília contra o destino traçado pelas moiras. Orientadora: Ana Maria César Pompeu. 2023. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A obra infantil de Monteiro Lobato marca a Virada de Chave, na Evolução da nossa Literatura Infantil Brasileira. Sendo assim, ao escolher a personagem Emília como objeto da minha pesquisa, enfatizo o papel da leitura dessa obra Infantil na construção de crianças e adolescentes com mais gosto pela leitura e desenvoltura na capacidade, através do mundo maravilhoso do Sítio do Picapau Amarelo, crítica e astuciosa de se posicionarem no Mundo real dos adultos que perderam os seus Dons e Talentos na JORNADA de suas complexas Vidas em Sociedade. Assim, a performática Emília, durante sua evolução, usou do seu corpo, com caretas e diversas demonstrações do seu Descontentamento em Ser totalmente manipulada. Porém, com a capacidade da Emissão do seu pensar, através do Dom da Fala adquirido, após engolir, "acidentalmente" as pílulas falantes do Doutor Caramujo, ecoou pelo Universo Maravilhoso do Sítio do Picapau Amarelo toda sua eloquente oralidade e, assim, expandiu a sua Performance de "simples boneca de pano" para uma boneca de pano falante. Dessa forma, aqueles seus pensamentos retraídos e expressões corporais, com a aquisição da linguagem falada, aumentaram seu Poder Performático e libertaram Emília do manejo por outros do seu Corpo de "simples boneca de pano" para uma boneca de pano com Vida própria, ou seja, o seu Destino de Ser silenciada findou e renasceu como uma Fênix para iniciar um Novo Ciclo no tecer das suas histórias dentro da obra lobatiana. Este estudo disserta sobre a saga da boneca Emília, iniciada na obra Reinações de Narizinho, contra o pré-estabelecido (destino), quando começou a falar e mostrar toda a sua versatilidade de boneca de pano que virou gente, por meio da aquisição do "Dom da Fala", adquirida ao engolir as pílulas falantes do Doutor Caramujo. Assim, por não querer seguir as normas que impedem a criatividade das pessoas, Emília, em Reinações de Narizinho (1931) de Monteiro Lobato, desenvolve o papel da personagem crítica, a fim de driblar as barreiras do destino, tornando-se mutável através de sua criatividade e astúcia contra as Moiras. Por isso, a Emília funciona como a guerreira contra a ordem, ou melhor, através de suas ações demonstra não aceitar que o destino seja regido pelas Moiras e busca tecer suas próprias histórias. Essa batalha tem continuidade em duas obras que descrevem ciclos míticos gregos: O Minotauro (1939) e Os Doze Trabalhos de Hércules (1944). Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo estabelecer um fio condutor entre o destino prédeterminado pelas Moiras e as atitudes míticas de Emília descritas em Reinações de Narizinho através de uma discussão acerca da linguagem retórica na jornada da boneca de pano e o seu "fazer acontecer". O tecer do presente trabalho está pautado no pensar filosófico da cidade utópica da obra A República de Platão, na arte do "Belo" evidenciada na Arte Poética, por Aristóteles, e na investigação sobre a Recepção de alguns Mitos, algumas Deusas e outras personagens femininas da Literatura Greco-Latina, como a Liberatropa da Lisístrata de Aristófanes (Pompeu, 1997), personagens masculinos como Odisseu da Odisseia, alguns teóricos, como Frey (1973), e outros críticos que contribuíram na tessitura desse estudo da crítica literária comparativa entre a Literatura Infantil Brasileira e outras Culturas Clássicas na construção do Universo maravilhoso do Sítio do Picapau Amarelo e da Sábia boneca de pano falante, a "Marquesa de Rabicó" brasileira, Emília. |
Abstract: | Monteiro Lobato's children's work marks the Turn of the Key, in the Evolution of our Brazilian Children's Literature. Therefore, by choosing the character Emília as the object of my research, I emphasize the role of reading this children's work in creating children and adolescents with a greater taste for reading and resourcefulness in their ability, through the wonderful world of Sítio do Picapau Amarelo, criticism and astute way of positioning themselves in the real World of adults who lost their Gifts and Talents in the JOURNEY of their complex Lives in Society. Thus, the performative Emília, during her evolution, used her body, with grimaces and various demonstrations of her Discontent in Being, completely manipulated. However, with the ability to Emission his thinking, through the Gift of Speech acquired, after "accidentally" swallowing Doctor Caramujo's talking pills, all his eloquent orality echoed throughout the Wonderful Universe of Sítio do Picapau Amarelo and, thus, expanded the her Performance from a "simple rag doll" to a talking rag doll. In this way, those retracted thoughts and bodily expressions of hers, with the acquisition of spoken language, increased her Performative Power and freed Emília from the management by others of her Body from a "simple rag doll" to a rag doll with a Life of its own, i.e. , her Destiny of Being Silenced ended and she was reborn like a Phoenix to begin a New Cycle in the weaving of her stories within the Lobatian work. This study discusses the saga of the doll Emília, which began in the work Reinações de Narizinho, against the pre-established (destiny), when she began to speak and show all her versatility as a rag doll that became people, through the acquisition of " Gift of Speech", acquired by swallowing Doctor Caramujo's talking pills. Thus, because she does not want to follow the rules that impede people's creativity, Emília, in Reinações de Narizinho (1931) by Monteiro Lobato, develops the role of the critical character, in order to circumvent the barriers of destiny, becoming changeable through his creativity and cunning against the Fates. Therefore, Emília works as a warrior against order, or rather, through her actions she demonstrates that she does not accept that destiny is governed by the Moiras and seeks to weave her own stories. This battle is continued in two works that describe Greek mythical cycles: The Minotaur (1939) and The Twelve Labors of Hercules (1944). In this context, this work aims to establish a connecting thread between the destiny pre-determined by the Moiras and Emília's mythical attitudes described in Reinações de Narizinho through a discussion about the rhetorical language in the rag doll's journey and her "making to happen". The fabric of this work is based on the philosophical thinking of the utopian city in Plato's work The Republic, in the art of “Beautiful”" evidenced in Poetic Art, by Aristotle, and in the investigation into the Reception of some Myths, some Goddesses and other female characters of Greco-Latin Literature, such as the Liberatropa of the Lysistrata by Aristophanes (Pompeus, 1997), male characters such as Odysseus of the Odyssey, some theorists, such as Frey (1973), and other critics who contributed to the fabric of this study of comparative literary criticism between Brazilian Children's Literature and other Classical Cultures in the construction of the wonderful Universe of Sítio do Picapau Amarelo and the wise talking rag doll, the Brazilian "Marquesa de Rabicó", Emília. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77209 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/3355927537306314 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-5688-7734 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/4726092826722326 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
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