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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77169
Tipo: | Dissertação |
Título: | Como se essas palavras estivessem pegando fogo também: caça às bruxas como disparador poético para um caminho sonoro-dramatúrgico |
Autor(es): | Camuça, Nádia da Silva |
Orientador: | Vásquez, Héctor Andrés Briones |
Palavras-chave em português: | Caça às bruxas;Dramaturgia;Audiowalk;Teatro contemporâneo;Processo de criação |
Palavras-chave em inglês: | Witch hunt;Drama;Audiowalk;Contemporary theater;Creative process |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | CAMUÇA, Nádia da Silva. Como se essas palavras estivessem pegando fogo também: caça às bruxas como disparador poético para um caminho sonoro-dramatúrgico. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Este trabalho apresenta o percurso de uma investigação artística tendo a obra Calibã e a Bruxa (2017), de Silvia Federici, como disparador poético na criação de uma dramaturgia em formato de audiowalk. Nesta pesquisa, me inspiro também nos textos de Gloria Anzaldúa - ao falar de sua língua selvagem e indomada de poeta chicana; Hélène Cixous que reconstrói o mito da Medusa - mulher com cabelos de línguas que foram decepadas; Grace Passô com sua dramaturgia de vozes insurgentes e outras bruxas literárias para fabular acerca/com as vozes, as histórias e os saberes das mulheres que sofreram um assassinato em massa no período da caça às bruxas. Por fim, apresento experimentos em audiowalk realizados durante o período do mestrado, por ter encontrado neste formato uma proposta dramatúrgica que une os diversos interesses desta pesquisa: a cidade, as vozes, as sonoridades e assim pensar na figura da bruxa como esse símbolo de resistência e rebeldia feminina, com uma língua que mesmo depois de jogada ao fogo continua a dançar nos nossos ouvidos. |
Abstract: | This work presents the path of an artistic investigation using the work Caliban and the Witch (2017), by Silvia Federici, as a poetic trigger in the creation of a dramaturgy in the format of an audiowalk. Thus, based on her observations, I searched to create a scenic material thinking about and with the voices, stories and knowledge of the witches who suffered an attempted annihilation during the period of the witch hunt. In this research, I am also inspired by the texts of Gloria Anzaldúa - when she speaks of her wild and untamed language as a Chicana poet; and Hélène Cixous wich reconstructs the myth of Medusa - a woman with a hair made of tongues that were cut off. Finally, I present experiments in audiowalk, having found in this format a dramaturgical proposal that unites the diverse interests of this research: the city, the voices, the sounds and thus thinking about the figure of the witch as this symbol of female resistance and rebellion, with a language that even after being thrown into the fire continues to dance in our ears. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77169 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0009-0001-4286-4689 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/3148220960378937 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/4739201450499304 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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