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dc.contributor.advisorVásquez, Héctor Andrés Briones-
dc.contributor.authorCamuça, Nádia da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-08T11:30:13Z-
dc.date.available2024-07-08T11:30:13Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCAMUÇA, Nádia da Silva. Como se essas palavras estivessem pegando fogo também: caça às bruxas como disparador poético para um caminho sonoro-dramatúrgico. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77169-
dc.description.abstractThis work presents the path of an artistic investigation using the work Caliban and the Witch (2017), by Silvia Federici, as a poetic trigger in the creation of a dramaturgy in the format of an audiowalk. Thus, based on her observations, I searched to create a scenic material thinking about and with the voices, stories and knowledge of the witches who suffered an attempted annihilation during the period of the witch hunt. In this research, I am also inspired by the texts of Gloria Anzaldúa - when she speaks of her wild and untamed language as a Chicana poet; and Hélène Cixous wich reconstructs the myth of Medusa - a woman with a hair made of tongues that were cut off. Finally, I present experiments in audiowalk, having found in this format a dramaturgical proposal that unites the diverse interests of this research: the city, the voices, the sounds and thus thinking about the figure of the witch as this symbol of female resistance and rebellion, with a language that even after being thrown into the fire continues to dance in our ears.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleComo se essas palavras estivessem pegando fogo também: caça às bruxas como disparador poético para um caminho sonoro-dramatúrgicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta o percurso de uma investigação artística tendo a obra Calibã e a Bruxa (2017), de Silvia Federici, como disparador poético na criação de uma dramaturgia em formato de audiowalk. Nesta pesquisa, me inspiro também nos textos de Gloria Anzaldúa - ao falar de sua língua selvagem e indomada de poeta chicana; Hélène Cixous que reconstrói o mito da Medusa - mulher com cabelos de línguas que foram decepadas; Grace Passô com sua dramaturgia de vozes insurgentes e outras bruxas literárias para fabular acerca/com as vozes, as histórias e os saberes das mulheres que sofreram um assassinato em massa no período da caça às bruxas. Por fim, apresento experimentos em audiowalk realizados durante o período do mestrado, por ter encontrado neste formato uma proposta dramatúrgica que une os diversos interesses desta pesquisa: a cidade, as vozes, as sonoridades e assim pensar na figura da bruxa como esse símbolo de resistência e rebeldia feminina, com uma língua que mesmo depois de jogada ao fogo continua a dançar nos nossos ouvidos.pt_BR
dc.subject.ptbrCaça às bruxaspt_BR
dc.subject.ptbrDramaturgiapt_BR
dc.subject.ptbrAudiowalkpt_BR
dc.subject.ptbrTeatro contemporâneopt_BR
dc.subject.ptbrProcesso de criaçãopt_BR
dc.subject.enWitch huntpt_BR
dc.subject.enDramapt_BR
dc.subject.enAudiowalkpt_BR
dc.subject.enContemporary theaterpt_BR
dc.subject.enCreative processpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0009-0001-4286-4689pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3148220960378937pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4739201450499304pt_BR
local.date.available2024-07-08-
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