Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77161
Tipo: | Dissertação |
Título : | Espelho submerso: bi-filme entre a literatura e o audiovisual |
Autor : | Mariano Filho, Domingos Sávio |
Tutor: | Gallucci, Natacha Muriel López |
Co-asesor: | Cavalcante Junior, Francisco Silva |
Palabras clave en portugués brasileño: | Acontecimento-buraco;Bi-filme;Literatura;Marguerite Duras;Processo de criação |
Palabras clave en inglés: | Event-hole;Bi-film;Literature;Marguerite Duras;Creation process |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | MARIANO FILHO, Domingos Sávio. Espelho submerso: bi-filme entre a literatura e o audiovisual. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa visa uma investigação em torno de processos experimentais de criação em artes contemporâneas acorde à Área de Concentração Poéticas da criação e do pensamento em Artes, Linha de Pesquisa 2: Arte e Processo de criação: Poéticas contemporâneas, do Programa de Pós-graduação em Artes, ICA, UFC. O principal objetivo busca refletir em redor do desenvolvimento de uma obra transmídia intitulada Espelho Submerso (2024), entre a literatura e o audiovisual, adotando como procedimento metodológico e criativo de bi-filme e as proposições conceituais de imagem-buraco e palavra-buraco, cunhadas por Marguerite Duras (1914-1996). Foram retomadas neste processo as estratégias desenvolvidas e teorizadas pela escritora e cineasta francesa a partir dos anos de 1960 na entrevista outorgada a Xavier Gautier (Les parleuses, 1975), e cujos elementos ampliaram-se no ensaio fílmico As mãos negativas (Les Mains négatives, 1978), no romance O deslumbramento (Le Ravissement de Lol V. Stein, 1964), no romance O amante (1984) e no ensaio Escrever (Écrire, 1993). À luz de suas proposições metodológicas e estético-críticas, produzimos um bi-filme experimentando, em paralelo, na criação do texto literário e na montagem audiovisual. O processo criativo operou como obra aberta a partir de experimentações fotográficas, literárias, de registros orais e fílmicos, produzindo diálogos estéticos entre os processos de criação e o campo do acontecimento-buraco (experiências subjetivas traumáticas), enlaçado-se à imagem-buraco e à palavra-buraco. Procurou-se contribuir para a ampliação da discussão estética sobre as metodologias durassianas entre 1960 e 1990 aprofundando no conceito de acontecimento-buraco entendido como motor da criação artística. Esperamos alargar os potentes diálogos suscitados entre os estudos audiovisuais, a filosofia, a psicanálise e a literatura. |
Abstract: | This research aims to investigate experimental processes of creation in contemporary arts in accordance with the Concentration Area Poetics of creation and thought in Arts, Research Line 2: Art and Creation Process: Contemporary poetics, of the Postgraduate Program in Arts, ICA, UFC. The main objective seeks to reflect on the development of a transmedia work entitled Espelho Submerso (2024), between literature and audiovisual, adopting bi-film as a methodological and creative procedure and the conceptual propositions of image-hole and word-hole, coined by Marguerite Duras (1914-1996). In this process, the strategies developed and theorized by the French writer and filmmaker from the 1960s onwards in the interview given to Xavier Gautier (Les parleuses, 1975) were taken up, and whose elements were expanded in the film essay Les Mains négatives (1978), in the novel Le Ravissement de Lol V. Stein (1964), in the novel The Lover (1984) and in the essay Écrire (1993). In light of its methodological and aesthetic-critical propositions, we produced a bi-film experimenting, in parallel, with the creation of the literary text and the audiovisual editing. The creative process operated as an open work based on photographic, literary, oral and filmic experiments, producing aesthetic dialogues between the processes of creation and the field of the hole-event (traumatic subjective experiences), linked to the hole-image and to the word-hole. We sought to contribute to the expansion of the aesthetic discussion on Durassian methodologies between 1960 and 1990, delving deeper into the concept of event-hole understood as the engine of artistic creation. We hope to expand the powerful dialogues raised between audiovisual studies, philosophy, psychoanalysis and literature. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77161 |
Lattes del autor: | ttp://lattes.cnpq.br/4565915791829108 |
ORCID del tutor: | ttps://orcid.org/0000-0001-8085-4177 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/6417676403385648 |
Lattes del co-asesor: | http://lattes.cnpq.br/4542848460135295 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_dsmarianofilho.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.