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Tipo: Tese
Título: A produção de obstruintes em coda na interfonologia de falantes brasileiros do PB-L1 e inglês-L2
Autor(es): Silva, Anderson Romário Souza
Orientador: Lima Junior, Ronaldo Mangueira
Palavras-chave em português: Apagamento;Epêntese vocálica;Atrito linguístico
Palavras-chave em inglês: Deletion;Epenthesis;Language attrition
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Data do documento: 2024
Citação: SILVA, Anderson Romário Souza. A produção de obstruintes em coda na interfonologia de falantes brasileiros do PB-L1 e inglês-L2. 2024. 96 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é analisar a produção de obstruintes em coda no português brasileiro (PB) em decorrência do desenvolvimento e uso do inglês como segunda língua (inglês-L2). Para atingir o objetivo proposto, dois fenômenos que resultam na produção de obstruintes em coda foram analisados: o apagamento no PB (oriundo da redução vocálica) e a epêntese vocálica no inglês-L2. Partimos do pressuposto de que variedades do PB em que o apagamento é mais comum favorecem a produção de padrões silábicos alvos do inglês-L2 (ex: o apagamento da vogal final em sete [sɛt] facilitaria a produção de set [sɛt] sem epêntese). Assim, falantes da variedade potiguar do PB, a qual apresenta apagamento em índices maiores do que outras (Nascimento, 2016; Silva, 2019; Silva; Lima Jr., 2021), teriam maior facilidade em produzir obstruintes em coda no inglês. Além disso, não suportamos a justificativa de que o apagamento no PB seja fruto de influências da aprendizagem do inglês-L2, mas sim um fenômeno emergente no próprio sistema da L1 (Nascimento, 2016; Silva, 2019; Silva; Lima Jr., 2021). Porém, esperamos que o desenvolvimento do inglês-L2 possa influenciar o apagamento no PB em falantes imersos em um contexto no qual o inglês é a principal língua de comunicação, caracterizando atrito linguístico (Schmid; Kopke, 2019). A fim de averiguar a veracidade das hipóteses levantadas, dados de 61 participantes foram coletados através de leituras de frases, sendo divididos a partir dos seguintes critérios: bilinguismo (monolíngues e bilíngues), variante da L1 (potiguar ou não potiguar) e contexto de imersão (Brasil ou Estados Unidos da América). Esta pesquisa baseia-se na visão de linguagem enquanto Sistema Dinâmico Complexo (Larsen-Freeman, 1997; De Bot et al, 2007; Beckner et al, 2009) e adota a Fonologia Gestual (Brownman; Goldstein, 1989; Albano, 2020) como modelo de produção da linguagem. Os dados foram analisados através de análise acústica e foi ajustado um modelo de regressão logístico com efeitos aleatórios. Os resultados indicam que o apagamento é um fenômeno emergente da reorganização do sistema linguístico do PB, pois falantes monolíngues produzem obstruintes em coda no PB. Porém, identificamos que a aprendizagem do inglês-L2 favorece a produção de obstruintes em coda no PB, evidenciando atrito linguístico. Também constatamos que a variante potiguar é marcada por mais índices de apagamento do que outras variantes do PB, porém a presença de obstruintes em coda em maior frequência na L1 não favorece a produção de padrões semelhantes no inglês-L2. Averiguamos, também, que a epêntese vocálica não é uma estratégia utilizada com frequência por bilíngues brasileiros, pois dominam os padrões silábicos do inglês sem necessidade de reestruturá-los durante a produção.
Abstract: The main objective of this study is to analyze the production of obstruents in coda in Brazilian Portuguese (BP) as a result of the development and use of English as a second language (English-L2). To achieve the proposed objective, two phenomena resulting in the production of obstruents in coda were analyzed: deletion in BP (originating from vowel reduction) and vowel epenthesis in English-L2. We assume that varieties of BP in which deletion is more common favor the production of target syllabic patterns in English-L2 (e.g., the deletion of the final vowel in "sete" [sɛt] would facilitate the production of "set" [sɛt] without epenthesis). Thus, speakers of the Potiguar variety of BP, which exhibits higher rates of deletion than others (Nascimento, 2016; Silva, 2019; Silva; Lima Jr., 2021), would have greater ease in producing obstruents in coda in English. Furthermore, we do not support the justification that deletion in BP is a result of influences from learning English-L2, but rather an emerging phenomenon within the L1 system itself (Nascimento, 2016; Silva, 2019; Silva; Lima Jr., 2021). However, we anticipate that the development of English-L2 could influence deletion in BP in speakers immersed in a context where English is the primary language of communication, leading to language attrition (Schmid; Kopke, 2019). To investigate the validity of our hypotheses, data from 61 participants were collected through sentence readings, categorized based on the following criteria: bilingualism (monolinguals and bilinguals), L1 variant (Potiguar or nonPotiguar), and immersion context (Brazil or the United States of America). This research is based on the view of language as a Complex Dynamic System (Larsen-Freeman, 1997; De Bot et al., 2007; Beckner et al., 2009) and adopts Gestural Phonology (Brownman; Goldstein, 1989; Albano, 2020) as a language production model. The data were analyzed through acoustic analysis, and a logistic regression model with random effects was fitted. The results indicate that deletion is an emerging phenomenon from the reorganization of the linguistic system of BP itself, as monolingual speakers produce obstruents in coda in BP. However, we identified that learning English-L2 favors the production of obstruents in coda in BP, indicating language attrition. We also found that the Potiguar variant is marked by more deletion indices than other BP variants, but the presence of obstruents in coda more frequently in L1 does not favor the production of similar patterns in English-L2. Additionally, we found that vowel epenthesis is not a strategy frequently used by Brazilian bilinguals, as they master the syllabic patterns of English without the need for restructuring during production.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77152
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/9263142962623719
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-8610-0306
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9111629117384735
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Teses defendidas na UFC

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