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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77141
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Pereira, Marcio Ferreira Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Olivier, Laura Braz | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-04T18:39:03Z | - |
dc.date.available | 2024-07-04T18:39:03Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | OLIVIER, Laura Braz. “É de humanidade que sofro”: uma análise sobre o sujeito contemporâneo a partir da obra “O Natimorto: um musical silencioso” de Lourenço Mutarelli. Orientador: Marcio Ferreira Rodrigues Pereira. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77141 | - |
dc.description.abstract | This work aims to make an analysis of the novel O Natimorto: um musical silencioso (2009) by Lourenço Mutarelli. In the plot, The Agent, fascinated by the singing of the character The Voice, presents it to The Wife, who ridicules them both for valuing silence as a talent, just as The Conductor will do, since the singer’s voice does not produce any sound when she sings. Tired of the frustrations, aggressions and humiliations of work and marriage, The Agent proposes to the Voice an isolated life, enclosing himself in a hotel room where he would enjoy each other’s company, he would read the fortunes of the days through the images on cigarette packets, and she would sing for him, the only one who could take advantage of the artist’s unusual talent. However, his plan fails, since The Voice does not follow exactly what he intended, causing his attempt to deny the impulses of desire, of wanting, to be frustrated, leading him to a complete surrender to selfishness, envy, and cruelty. Through a comparative analysis of elements belonging to the fields of literature, philosophy, and psychoanalysis, this study seeks to investigate the interaction between tarot, contemporary subjectivity, and literary discourse in the context of late capitalism. To this end, we will use the theoretical contributions of Karl Erik Schøllhammer, Byung-Chul Han and Maria Rita Kehl to understand how the self-imposed isolation and extreme violence of The Agent and the new tarot arcana, produced by the images of the verses on the cigarette packets as allegorical literary productions of contemporary subjectivity in a capitalist world. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “É de humanidade que sofro”: uma análise sobre o sujeito contemporâneo a partir da obra “O Natimorto: um musical silencioso” de Lourenço Mutarelli | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise do romance O Natimorto: um musical silencioso (2009) de Lourenço Mutarelli. Na trama, O Agente, fascinado pelo canto da personagem A Voz, apresenta-a para A Esposa, a qual ridiculariza a ambos por valorizarem o silêncio como talento, tal qual fará O Maestro, visto que a voz da cantora ao cantar não produz som algum. Cansado das frustrações, agressões e humilhações do trabalho e casamento, O Agente propõe à Voz uma vida isolada enclausurando-se em um quarto de hotel em que apenas aproveitariam a companhia um do outro, ele leria a sorte dos dias pelas imagens das carteiras de cigarro, e ela cantaria para ele, o único que poderia aproveitar o talento incomum da artista. Porém, seu plano é falho, pois que A Voz não segue exatamente o que ele pretendia, fazendo com que sua tentativa de negação dos impulsos do desejo, do querer, fossem frustradas, levando-o a uma entrega completa ao egoísmo, inveja e crueldade. Por meio de uma análise comparada de elementos pertencentes aos campos da literatura, filosofia e psicanálise, o presente estudo busca investigar a interação entre o tarô, a subjetividade contemporânea e o discurso literário no contexto do capitalismo tardio. Para tal, será utilizado o aporte teórico de Karl Erik Schøllhammer, Byung-Chul Han e Maria Rita Kehl para compreendermos como o isolamento autoimposto e a violência extrema de O Agente e os novos arcanos do tarô, produzidos pelas imagens dos versos das carteiras de cigarro como produções literárias alegóricas da subjetividade contemporânea em um mundo capitalista. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Realismo | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Depressão | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Tarô | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Sujeito contemporâneo | pt_BR |
dc.subject.en | Realism | pt_BR |
dc.subject.en | Depression | pt_BR |
dc.subject.en | Tarot | pt_BR |
dc.subject.en | Contemporary subject | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6583382018559115 | pt_BR |
local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4949-1301 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0886576951570531 | pt_BR |
local.date.available | 2024-07-04 | - |
Aparece nas coleções: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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