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Tipo: Dissertação
Título: Uma avaliação sob a perspectiva antropológica da política de educação de jovens e adultos (EJA) em Maracanaú (CE)
Autor(es): Silva, Francisco Aderlan Ferreira da
Orientador: Gussi, Alcides Fernando
Palavras-chave em português: Políticas Públicas;Avaliação;Educação de Jovens e Adultos (EJA);Maracanaú/CE
Palavras-chave em inglês: Public Policies;Evaluation;Education for Young People and Adults (EJA);Maracanaú/CE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2024
Citação: SILVA, Francisco Aderlan Ferreira da. Uma avaliação sob a perspectiva antropológica da política de educação de jovens e adultos (EJA) em Maracanaú (CE). 2024. 232 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma das formas mais significativas de inclusão educacional, oferecendo oportunidades de aprendizado para aqueles que, por diferentes razões, não puderam acessar a educação formal na idade regular. Consiste, pois, em uma das políticas educacionais fundamentais para a promoção da inclusão social e o combate à exclusão educacional em todo o Brasil. Em Maracanaú, Ceará, a implementação da EJA assume um papel central na busca pela democratização do acesso à educação. Deste modo, a dissertação teve como objetivo geral avaliar como as políticas públicas de EJA são percebidas e avaliadas por diferentes atores/atrizes em Maracanaú, explorando sua implementação, resultados, potencialidades e limitações. Para tanto, o levantamento seguiu a abordagem de avaliação em profundidade, utilizando os eixos analíticos de Rodrigues (2008) e o paradigma hermenêutico de Lejano (2012) para uma avaliação multidimensional. Metodologicamente, a investigação adotou uma perspectiva antropológica, empregando trabalho de campo para captar as percepções de gestores, educadores e beneficiários primários das políticas. Tal abordagem fundamenta-se nas contribuições de Gussi (2014 e 2017) e Gussi e Oliveira (2016). Quanto à natureza, o estudo se classifica como qualitativo. Os dados iniciais foram coletados por meio de revisão bibliográfica e documental, seguida da observação participante, entrevistas semiestruturadas e histórias de vida. Uma escola de cada território administrativo foi selecionada, totalizando dezenove participantes. Os resultados indicam que o contexto político no Brasil influenciou significativamente o desenvolvimento e a implementação da política da EJA, com cada gestão trazendo suas próprias perspectivas e prioridades. Apesar dos desafios, a EJA tem promovido a emancipação e a formação de cidadãos críticos e participativos. O estudo destaca a importância da formação dos professores e da integração com o perfil sociocultural dos alunos para uma prática educativa mais eficaz. Ademais, futuras pesquisas devem focar nas condições de trabalho dos professores, infraestrutura, material didático e envolvimento comunitário. Conclui-se, portanto, que é necessário aprimorar as políticas para melhor atender o público da EJA, promover a inclusão social e melhorar a qualidade do ensino. Os achados deste estudo buscam contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento de estratégias mais adequadas no campo educacional.
Abstract: Adult and Youth Education (EJA) is one of the most significant forms of educational inclusion, providing learning opportunities for those who, for various reasons, could not access formal education at the regular age. It stands as one of the fundamental educational policies for promoting social inclusion and combating educational exclusion across Brazil. In Maracanaú, Ceará, the implementation of EJA plays a central role in the pursuit of democratizing access to education. Therefore, the dissertation's general objective was to evaluate how EJA public policies are perceived and assessed by different stakeholders in Maracanaú, exploring their implementation, results, potentialities, and limitations. To achieve this, the study employed an in-depth evaluation approach, using the analytical frameworks of Rodrigues (2008) and the hermeneutic paradigm of Lejano (2012) for a multidimensional assessment. Methodologically, the investigation adopted an anthropological perspective, using fieldwork to capture the perceptions of managers, educators, and primary beneficiaries of the policies. This approach is based on the contributions of Gussi (2014 and 2017) and Gussi and Oliveira (2016). The study is qualitative in nature. Initial data were collected through bibliographic and documentary review, followed by participant observation, semi-structured interviews, and life histories. One school from each administrative territory was selected, totaling nineteen participants. The results indicate that the political context in Brazil significantly influenced the development and implementation of EJA policy, with each administration bringing its own perspectives and priorities. Despite the challenges, EJA has promoted the emancipation and formation of critical and participatory citizens. The study highlights the importance of teacher training and the integration with the sociocultural profile of students for a more effective educational practice. Additionally, future research should focus on teachers' working conditions, infrastructure, teaching materials, and community involvement. It concludes that it is necessary to improve policies to better serve the EJA audience, promote social inclusion, and enhance the quality of education. The findings of this study aim to contribute significantly to the development of more appropriate strategies in the educational field.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77139
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4643751347147640
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7306722117822350
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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