Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77134
Tipo: Dissertação
Título : Dinâmica industrial do nordeste: por que as trajetórias de crescimento entre os estados diferem?
Autor : Rocha, Francisco José Sales
Tutor: Soares, Francisco de Assis
Palabras clave en portugués brasileño: Industrialização - Nordeste - Brasil
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Fecha de publicación : 1993
Citación : ROCHA, Francisco José Sales. Dinâmica industrial do nordeste: por que as trajetórias de crescimento entre os estados diferem? 1993. 135 f. Dissertação (Mestado em Economia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1993
Resumen en portugués brasileño: Esta dissertação estuda o processo de industrialização do Nordeste brasileiro no período de 1972 a 1989, isto com o objetivo de analisar as causas do desequilibrio econômico existente entre os três principais Estados dessa Região, no caso a Bahia, Pernambuco e Ceará. O estudo é elaborado tendo como suporte as teorias neo-schumpeteriana e dos mercados contestáveis. Com base nestas duas teorias e na constatação de que a indústria é o "locus" da dinâmica estadual e, o investimento o elemento dinamizador da atividade produtiva, elaborou-se a partir da interação micro macro, para explicar a dinâmica econômica dos Estados em questão. Tomou-se por hipótese que a dinâmica estadual é função do excedente por trabalhador (proxy da acumulação de capital interna gerado no perfil industrial do Estado; das trajetórias tecnológicas ramificadas, formação de complexos ou polos industriais; e do fator institucional (tendo como proxy as liberações do FINOR. Estas funcionam como um reforço a acumulação de capital interna do Estado. A dinâmica estadual depende da influência , isolada e conjunta, que estas variáveis eleitas como explicativas da dinâmica estadual, tiveram uma influência significativa na determinação do alto dinamismo apresentado pela Bahia e na melhoria do dinamismo apresentado pelo Ceará, não tendo o mesmo vigor no dinamismo apresentado por Pernambuco.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77134
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.