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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77124
Tipo: | Dissertação |
Título : | Simulações de daltonismo no desenvolvimento de jogos cromaticamente acessíveis para dispositivos móveis |
Título en inglés: | Color blindness simulations in the development of chromatically accessible mobile games |
Autor : | Carneiro, Mateus Pinheiro de Góes |
Tutor: | Darin, Ticianne de Góis Ribeiro |
Co-asesor: | Carvalho, Windson Viana de |
Palabras clave en portugués brasileño: | Daltonismo;Simulações;Acessibilidade;Jogos para dispositivos móveis;Indústria |
Palabras clave en inglés: | Color blindness simulations;Accessibility;Mobile games;Industry |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | CARNEIRO, Mateus Pinheiro de Góes. Simulações de daltonismo no desenvolvimento de jogos cromaticamente acessíveis para dispositivos móveis. 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Os videogames são uma parte importante da cultura moderna, principalmente após a popularização dos dispositivos móveis, devendo, portanto, ser acessíveis a todas as pessoas. No entanto, mesmo com o avanço da acessibilidade móvel, jogadores com deficiência visual ainda enfrentam barreiras devido ao foco inerente dos jogos em estímulos visuais. Nesse contexto, os jogadores daltônicos são afetados pela forma como as cores são usadas nas interfaces, principalmente quando essas cores são a base para mecânicas essenciais dos jogos. Entretanto, a criação de jogos cromaticamente acessíveis apresenta alguns aspectos desafiadores como a disponibilidade limitada de participantes com daltonismo para testes e a importância de identificar e considerar as ameaças de acessibilidade mesmo nos estágios iniciais de desenvolvimento. Assim, as simulações digitais de daltonismo surgem como possíveis ferramentas para aumentar a acessibilidade e conscientização. Nesse contexto, este trabalho explora o uso dessas ferramentas no desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis. Para isto, utilizou-se uma metodologia de 5 passos, incluindo 3 experimentos que buscaram (1) explorar o uso de diferentes tipos de simulação de daltonismo no contexto real de desenvolvimento de um jogo mobile, (2) verificar o uso de simulações de daltonismo para identificar problemas de acessibilidade cromática em jogos e (3) analisar a percepção de significados de cores em jogos através das simulações de daltonismo. Resultados apontam para vantagens no uso dessas ferramentas em diferentes estágios do desenvolvimento de jogos quando em combinação com guidelines de acessibilidade e pesquisas com jogadores com daltonismo. Adicionalmente, as discussões levantadas por este trabalho foram organizadas em recomendações para auxiliar designers e desenvolvedores de jogos a integrar as simulações de daltonismo em sua atividade profissional. |
Abstract: | Video games are an important part of modern culture, particularly after the popularization of mobile devices, and should, therefore, be accessible to all people. However, even with the advancement of mobile accessibility, players with visual disabilities still face barriers due to the inherent focus of games on visual stimuli. In this context, color blind players are affected by how colors are used in the interfaces, especially when these colors are the basis for essential game mechanics. However, creating chromatically accessible games imposes some challenging aspects such as the limited availability of color-blind participants for testing and the importance of identifying and considering accessibility threats even in the early stages of development. In this context, this work explores the use of these tools in the development of games for mobile devices. For this, a 5-step methodology was used, including 3 experiments that sought to (1) explore the use of different types of color blindness simulation in the real context of developing a mobile game, (2) verify the use color blindness simulations to identify color accessibility problems in games and (3) analyze the perception of color meanings in games through color blindness simulations. Results point to advantages in the use of these tools in different stages of game development when combined with accessibility guidelines and tests with color blind players. In addition, the issues raised by this work were organized into recommendations to help game designers and developers to integrate color blindness simulations into their professional activity. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77124 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/0732602285294581 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/7388836998087457 |
Lattes del co-asesor: | http://lattes.cnpq.br/1744732999336375 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DCOMP - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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