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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77110
Tipo: | Dissertação |
Título : | “O tempo é um búzio semente, plantado no peito do invisível. “Dança, tempo e ancestralidade entre criadores negres (2011 – 2021) |
Autor : | Mendes, Conceição de Maria Macau |
Tutor: | Jesus, Leandro Santos Bulhões de |
Palabras clave en portugués brasileño: | Tempo;Ancestralidade;Arte contemporânea;História da dança |
Palabras clave en inglés: | Time;Ancestry;Contemporary art;Dance history |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | MENDES, Conceição de Maria Macau. “O tempo é um búzio semente, plantado no peito do invisível. “Dança, tempo e ancestralidade entre criadores negres (2011 – 2021). 2023. 252 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação e História Social, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as relações entre dança e ancestralidade na formação e criação das artistes negres que atuam em cidades da região nordeste, Elton Panamby e Inaê Moreira entre 2011 e 2021. Além de compreender os percursos formativos e criativos destes artistas, identificar como o elemento areia presente em suas obras, se relaciona com as noções de tempo e ancestralidade; e também problematizar a inserção destas artistas no chamado circuito hegemônico das artes contemporânea, considerando suas estratégias de entrada e as potencialidades da circulação de narrativas afroreferenciadas. A metodologia que aqui se aplica é atravessada por influências feministas negras, oralituras, autoetnografias e os estudos da ancestralidade. Vale ressaltar que de forma alguma aqui se precipita a intenção de uniformizar um território, seja ele geográfico, no caso a região Nordeste; ou sensível e epistêmico, ao que tange criação e afroreferências. Não é de interesse criar formatações,e sim sinalizar algumas práticas que têm se deslocado dos enquadramentos e regimes estéticos coloniais – reconhecidos como linguagens clássicas. |
Abstract: | The general objective of this research is to analyze the relationship between dance and ancestry in the formation and creation of black artists who work in cities in the northeast region, Elton Panamby and Inaê Moreira between 2011 and 2021. In addition to understanding the formative and creative paths of these artists, identifying how the element of sand present in their works relates to the notions of time and ancestry; and also problematizing the insertion of these artists into the so-called hegemonic circuit of contemporary arts, considering their entry strategies and the potential of the circulation of Afro-referenced narratives. The methodology applied here is crossed by black feminist influences, oral readings, autoethnographies and ancestry studies. It's worth noting that in no way is the intention here to standardize a territory, be it geographical, in this case the Northeast region; or sensitive and epistemic, when it comes to creation and afroreferences. It is not our interest to create formats, but rather to point out some practices that have shifted away from colonial aesthetic frameworks and regimes - recognized as classic languages. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77110 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-7735-1015 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/1892221694481474 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGH - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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