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Tipo: Dissertação
Título: O ensino de filosofia como um aporte político no combate às Fake News: a questão da verdade na política em Hannah Arendt
Título em inglês: The teaching of philosophy as a political contribution in the fight against Fake News: the question of truth in politics in Hannah Arendt
Autor(es): Lopes, Manoel Auriélio de Carvalho
Orientador: Silva, Ricardo George de Araújo
Palavras-chave em português: Ensino de filosofia;Fake News;Verdade;Totalitarismo
Palavras-chave em inglês: Teaching philosophy;Fake News;True;Totalitarianism
CNPq: Ciências Humanas>Filosofia
Data do documento: 2024
Citação: LOPES, Manoel Auriélio de Carvalho. O ensino de filosofia como um aporte político no combate às Fake News: a questão da verdade na política em Hannah Arendt. 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O problema das Fake News é um assunto preponderante, principalmente quando os setores da informação e da comunicação são analisados, uma vez que aquelas estão presentes em nosso cotidiano, tornando-se um meio de propagar notícias falsas de modo massivo com o objetivo de distorcer os fatos e manipular a opinião pública para obter vantagens políticas e econômicas. Pensando no referido contexto, este trabalho apresenta a dinâmica contemporânea de produção de Fake News nas mídias sociais e suas consequências para o espaço público e para a política. A discussão aqui proposta parte das reflexões contidas na obra da filósofa Hannah Arendt (1906-1975) sobre as consequências da produção sistemática de mentiras para a vida política das sociedades contemporâneas. Aqui, destacamos “As Origens do Totalitarismo” (1951), livro que a consagraria com o reconhecimento dos seus escritos pela comunidade intelectual. Em 1958, a autora publicou o livro “A Condição Humana”, sendo o de maior relevância filosófica. O trabalho divide-se em três partes. No primeiro momento, há uma descrição sobre o que foi o totalitarismo, governo do terror e da mentira; trabalham-se os conceitos de sociedade de massa e apoliticidade, expondo a dimensão das propagandas e organizações totalitárias, responsáveis por criarem e difundirem mentiras. Na segunda parte, investiga-se a relação entre política e verdade em Arendt; verdade factual e política; a mentira [Fake News] um mal na política. A terceira parte aborda a ação e o espaço público como “locais” da verdade; ação e revelação do agente como forma de resistência às Fake News e ação e suas faces: imprevisibilidade – irreversibilidade – perdão – promessa. Do ponto de vista metodológico, a dissertação, além de uma pesquisa bibliográfica e uma exegese textual a partir dos escritos de Hannah Arendt acerca do tema proposto, faz uma intervenção pedagógica sobre a temática. Percebe-se a necessidade de entender a relação entre política e produção de mentiras com intuito de dominar, também ocorre a compreensão quanto à necessidade de preservação de um espaço público com o objetivo de garantir a publicização das verdades factuais e permanentes.
Abstract: The problem of Fake News is a preponderant issue, especially when the information and communication sectors are analyzed, since they are present in our daily lives, becoming a means of propagating false news in a massive way with the aim of distorting information facts and manipulate public opinion to obtain political and economic advantages. Thinking about this context, this work presents the contemporary dynamics of Fake News production on social media and its consequences for public space and politics. The discussion proposed here is based on reflections contained in the work of philosopher Hannah Arendt (1906-1975) about the consequences of the systematic production of lies for the political life of contemporary societies. Here, we highlight “The Origins of Totalitarianism” (1951), a book that would consecrate her with the recognition of her writings by the intellectual community. In 1958, the author published the book “The Human Condition”, which is the most philosophically relevant. The work is divided into three parts. At first, there is a description of what totalitarianism was, a government of terror and lies; the concepts of mass society and apoliticality are worked on, exposing the dimension of propaganda and totalitarian organizations, responsible for creating and spreading lies. In the second part, the relationship between politics and truth in Arendt is investigated; factual and political truth; lies [Fake News] are evil in politics. The third part addresses action and public space as “sites” of truth; action and revelation of the agent as a form of resistance to Fake News and action and its faces: unpredictability – irreversibility – forgiveness – promise. From a methodological point of view, the dissertation, in addition to bibliographic research and textual exegesis based on Hannah Arendt's writings on the proposed topic, makes a pedagogical intervention on the topic. There is a need to understand the relationship between politics and the production of lies with the aim of dominating. There is also an understanding of the need to preserve a public space with the aim of guaranteeing the publication of factual and permanent truths.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77103
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8147800847527519
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7190575211736938
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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