Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77096
Tipo: Dissertação
Título: Jogos internos no ensino médio: os desafios de uma produção com estudantes de uma escola regular de Fortaleza/CE
Título em inglês: Internal games in high school: the challenges of production with students from a regular school in Fortaleza/CE
Autor(es): Oliveira, Ana Carla Araújo de Lima
Orientador: Silva, Maria Eleni Henrique da
Palavras-chave em português: Ensino médio;Educação física;Jogos escolares;Competição pedagógica
Palavras-chave em inglês: High school;Physical education;Internal games;Pedagogical competition
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Data do documento: 2024
Citação: OLIVEIRA, Ana Carla Araújo de Lima. Jogos internos no ensino médio: os desafios de uma produção com estudantes de uma escola regular de Fortaleza/CE. 2024. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física em Rede Nacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: A pesquisa explorou a proposição e a prática de planejar e executar jogos internos escolares com a colaboração dos alunos. Esta dissertação abordou a inadequação das práticas corporais tradicionais nos jogos internos, que muitas vezes não contemplam a diversidade de interesses e habilidades dos estudantes, nem promovem uma prática pedagógica inclusiva. O objetivo geral foi analisar a construção e implementação de uma proposta de Jogos Internos elaborada em colaboração com estudantes do Ensino Médio. O estudo foi uma pesquisa de campo de caráter qualitativo e descritivo, envolvendo discentes da 1a , 2a e 3a séries do Ensino Médio dos turnos manhã e tarde da EEFM Dom Helder Câmara, com uma amostra de 418 estudantes. Os instrumentos de pesquisa incluíram um questionário diagnóstico, um roteiro de observação, um diário de campo e um questionário de avaliação dos jogos, cujo resultado foi analisado utilizando a técnica de categorização proposta por Minayo (2007). A análise dos dados permitiu avaliar as percepções dos alunos sobre os jogos internos, suas experiências nas atividades esportivas e o nível de participação. A pesquisa também buscou entender como a integração dos interesses dos alunos nas atividades dos jogos internos pode contribuir para uma experiência educativa mais enriquecedora e inclusiva. Os resultados indicaram que a inclusão dos alunos no processo de planejamento e decisão pode aumentar sua participação e satisfação. A pesquisa revelou que, apesar de os esportes tradicionais ainda dominarem as atividades dos jogos internos, há um interesse crescente por práticas alternativas que refletem uma gama mais ampla de cultura corporal, como dança, ginástica e jogos não competitivos. A discussão se aprofundou nos desafios logísticos e nas oportunidades de melhoria, indicando que a colaboração eficaz entre alunos e educadores é decisiva para a adaptação das práticas pedagógicas às necessidades contemporâneas dos estudantes. A dissertação conclui que os jogos internos, quando alinhados com o Projeto Político Pedagógico da escola e orientados por uma abordagem educacional inclusiva e participativa, não apenas aumentam a motivação dos alunos, mas também servem como uma ferramenta para a Educação Física contextualizada, modificando o interesse, envolvimento e participação dos alunos em um espaço dinâmico de formação humana e interação social. O produto educacional resultante foi um livreto intitulado <Os Jogos Internos da nossa escola, uma construção a muitas mãos=, que documenta o processo de construção e elaboração da experiência na escola.
Abstract: The research explored the proposition and practice of planning and executing internal school games with the collaboration of students. This dissertation addressed the inadequacy of traditional bodily practices in internal games, which often do not take into account the diversity of students9 interests and abilities, nor do they promote an inclusive pedagogical practice. The general objective was to analyze the construction and implementation of an Internal Games proposal developed in collaboration with high school students. The study was a qualitative and descriptive field research, involving students from the 1st, 2nd and 3rd grades of high school in the morning and afternoon shifts at EEFM Dom Helder Câmara, with a sample of 418 students. The research instruments included a diagnostic questionnaire, an observation script, a field diary and a game evaluation questionnaire, the results of which were analyzed using the categorization technique proposed by Minayo (2007). Data analysis made it possible to evaluate students9 perceptions about internal games, their experiences in sporting activities and the level of participation. The research also sought to understand how the integration of students9 interests in internal game activities can contribute to a more enriching and inclusive educational experience. The results indicated that the inclusion of students in the planning and decision process can increase their participation and satisfaction. The research revealed that although traditional sports still dominate indoor gaming activities, there is a growing interest in alternative practices that reflect a wider range of body culture, such as dance, gymnastics and non-competitive games. The discussion delved deeper into logistical challenges and opportunities for improvement, indicating that effective collaboration between students and educators is decisive for adapting pedagogical practices to students9 contemporary needs. The dissertation concludes that internal games, when aligned with the school9s Pedagogical Political Project and guided by an inclusive and participatory educational approach, not only increase students9 motivation, but also serve as a tool for contextualized Physical Education, modifying the interest, involvement and participation of students in a dynamic space of human formation and social interaction. The resulting educational product was a booklet entitled Our schools Internal Games, a construction carried out by many hands=, which documents the process of construction and elaboration of the experience at school.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77096
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/9500415746824939
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2076267318309264
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:IEFES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_acaloliveira .pdf3,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.