Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77065
Tipo: Dissertação
Título: O círculo de cultura, os temas geradores e o planejamento participativo: possibilidades freireanas para a educação de jovens e adultos (EJA) com a educação física escolar
Título em inglês: The culture circle, the generating themes and planning participatory: freirean possibilities for people education young people and adults (EJA) with school physical education
Autor(es): Sales Neto, Tarcizo Alves de
Orientador: Venâncio, Luciana
Palavras-chave em português: Educação Física;EJA;Planejamento Participativo;Paulo Freire
Palavras-chave em inglês: Physical Education;Youth and Adult Education;Participatory Planning;Paulo Freire
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Data do documento: 2024
Citação: SALES NETO, Tarcizo Alves de. O círculo de cultura, os temas geradores e o planejamento participativo: possibilidades freireanas para a educação de jovens e adultos (EJA) com a educação física escolar. 2024. 216 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Este trabalho é fruto de inquietações do professor-pesquisador acerca da relação entre o currículo escolar da disciplina de Educação Física (EF) e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os questionamentos que delimitam a problemática são: Que metodologia, quais conteúdos e objetos de conhecimento da EF são mais próximos da realidade dos(as) discentes da EJA? Esta pesquisa tem como objetivo apreender os pressupostos freireanos, Círculo de Cultura e Temas Geradores nas aulas de EF, na modalidade de EJA. Ela é de natureza qualitativa e está embasada no percurso metodológico do Círculo de Cultura, dos Temas Geradores e do Planejamento Participativo (PP), com inspirações autobiográficas, tendo por proposta a construção de uma árvore genealógica das práticas corporais, produto educacional deste estudo. As Unidades Epocais serviram como procedimento de análise temática. Através da conclusão da árvore genealógica foi possível identificar os quatro temas geradores que formaram as unidades epocais: o fruto da saúde e do lazer; a folha da atividade física de deslocamento; a flor do esporte; e o espinho da atividade doméstica e do mundo do trabalho. O sedentarismo também foi um tema gerador, formado pela unidade epocal “O desmatamento do nada.” Em continuação didática, sobre os pressupostos freireanos, foi escolhido o objeto de conhecimento da Caminhada, em que surgiram situações-limites do processo educacional sobre o espaço estrutural e do tempo de aula de EF na EJA. Em seguida, também foi percebido que os atos-limites foram as adaptações realizadas no planejamento. Porém, refletiu-se que talvez essas ações apenas tenham contornado as situações-limites e que se necessita de uma maior ação para realmente vencer as dificuldades. Já os inéditos viáveis estavam nas ações reflexivas sobre a importância da prática da caminhada e dos seus benefícios. Também se identificou que os dados encontrados na pesquisa se aproximavam de algumas orientações da BNCC, em relação a vivenciar os temas da saúde e do lazer, focado na autonomia do estudante, assim como, a prática das dimensões do conhecimento que orientaram a reflexão sobre a ação e o protagonismo comunitário, contextualizando criticamente as práticas corporais. Identificou-se que os dados se distanciam quando focam, no trabalho da EF, na parte técnica e no condicionamento físico. Foi percebido também que as competências citadas no documento não conseguem abranger todas as características e possibilidades de ação da EF na modalidade EJA. E que não há consideração do documento sobre práticas corporais laborais, domésticas ou de caráter religioso. Este estudo demostra-se com um objeto de reflexões sobre currículo, EF e EJA, colaborando na formação de atuais e futuros/as professores/as pesquisadores/as desta modalidade, favorecendo uma EF de qualidade para os/as educandos/as
Abstract: This work is the result of the teacher/researcher's concerns about the relationship between the school curriculum for the Physical Education (PE) discipline and the Youth and Adult Education (YAE) modality. The defining questions are: what methodology, content and objects of knowledge of PE are closest to the reality of YAE students? This research aims to understand Freirean assumptions of Culture Circle and Generative Themes in PE classes in the YAE modality. It is qualitative in nature and is based on the methodological path of the Culture Circle, Generative Themes and Participatory Planning (PP), with autobiographical inspirations, with the proposal to build a family tree of bodily practices, that is the educational product of this study. The Epochal Units served as a thematic analysis procedure. By completing the family tree, it was possible to identify four generative themes that formed the epochal units: the fruit of health and leisure; the commuting physical activity leaf; the flower of sport; and the thorn of domestic activity and the world of work. In addition, the sedentary lifestyle was a generative theme formed by the epochal unit “Deforestation of nothing.” In a didactic continuation on Freirean assumptions, the object of knowledge “the Walk” was chosen, and there were limit-situations of the educational process regarding the structural space and class time of PE at YAE. Therefore, it was also noticed that the limit-acts were adaptations in planning. However, it was reflected that perhaps these actions only got around the limit-situations, and that greater action is needed to really overcome the difficulties. The untested feasibilities were in the reflective actions on the importance of walking and its benefits. It was also identified that the data found in the research and the BNCC guidelines converge in relation to experiencing the themes of health and leisure focused on student autonomy, as well as the practice of the dimensions of knowledge that guide reflection on the action and community protagonism, critically contextualizing bodily practices. On the other hand, they diverge when the work of PE focuses on the technical part and the physical conditioning. Then, it was realized that the skills mentioned in the document cannot cover all the characteristics and possibilities of PE action in the YAE modality. Furthermore, the BNCC document did not take into consideration bodily practices at work, at home, or with religious characteristics. This study demonstrates itself as an object of reflection on curriculum, PE and YAE, collaborating in the training of current and future teachers/researchers of this modality, improving quality PE for students
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77065
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8951552396455960
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2343126935338257
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:IEFES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_tasalesneto.pdf4,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.