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Tipo: Dissertação
Título : Avaliação de políticas públicas urbanas para mobilidade infantil : o caso do Programa “Caminhos da Escola” em Fortaleza/CE
Autor : Lima, Larissa Ramos
Tutor: Santiago, Zilsa Maria Pinto
Palabras clave en portugués brasileño: Mobilidade;Criança;Cidade;Políticas públicas;Direito à cidade
Palabras clave en inglés: Mobility;Child;City;Public policy;Right to town
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Fecha de publicación : 2024
Citación : LIMA, Larissa Ramos. Avaliação de políticas públicas urbanas para mobilidade infantil: o caso do programa "Caminhos da Escola" em Fortaleza-CE . 154 f. 2024. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Design) - Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: A presente pesquisa trata dos aspectos das políticas públicas urbanas que impactam a mobilidade das crianças na cidade, tendo como recorte espacial a cidade de Fortaleza e estudo de caso o Programa "Caminhos da Escola", adotando uma abordagem quanti-qualitativa e exploratória. A pesquisa inicia com uma revisão bibliográfica sobre a evolução histórica das políticas públicas e legislações relacionadas à proteção e promoção dos direitos das crianças na cidade, identificando marcos históricos, desafios e avanços nessa área. Em seguida, é feita uma análise dos conceitos sobre criança e cidade, considerando a inclusão da perspectiva infantil e enfatizando a urgência de repensar o design urbano para assegurar segurança e acessibilidade, proporcionando ambientes mais propícios ao desenvolvimento saudável das crianças. Na etapa seguinte, é realizado o levantamento de propostas e políticas específicas que tange a mobilidade infantil em Fortaleza, estudando seus desafios e oportunidades, finalizando com a análise do programa "Caminhos da Escola" por meio da metodologia de avaliação de profundidade de políticas públicas sociais de Rodrigues (2008), permitindo delinear uma estrutura crítica que possibilita a análise aprofundada do conteúdo do programa e suas implementações. A presente pesquisa investiga todas as intervenções realizadas de 2019 ao primeiro semestre de 2023 e analisa a escalabilidade do projeto ao longo dos anos, comparando os projetos executados com as bases conceituais da política, a fim de compreender como foi realizada a dinâmica de implantação na cidade de Fortaleza e como se considera a diversidade de bairros em sua aplicação. O Programa "Caminhos da Escola" em Fortaleza revela avanços no que tange a promoção da mobilidade infantil e na criação de espaços urbanos seguros para crianças nos perímetros escolares, no entanto, desafios como desarticulação na implementação, falta de clareza sobre sustentabilidade e a expansão desordenada indicam lacunas a serem abordadas e discutidas.
Abstract: This research deals with the aspects of urban public policies that impact the mobility of children in the city, taking the city of Fortaleza as a spatial focus and the "Caminhos da Escola" Program as a case study, adopting a quantitative-qualitative and exploratory approach. The research begins with a bibliographic review on the historical evolution of public policies and legislation related to the protection and promotion of children's rights in the city, identifying historical milestones, challenges and advances in this area. Next, an analysis of concepts about children and the city is made, considering the inclusion of a child's perspective and emphasizing the urgency of rethinking urban design to ensure safety and accessibility, providing environments that are more conducive to the healthy development of children. In the next stage, a survey of specific proposals and policies regarding child mobility in Fortaleza is carried out, studying its challenges and opportunities, ending with the analysis of the "Caminhos da Escola" program through the methodology of in-depth evaluation of public policies social networks by Rodrigues (2008), allowing us to outline a critical structure that enables an in-depth analysis of the program content and its implementations. This research investigates all interventions carried out from 2019 to the first half of 2023 and analyzes the scalability of the project over the years, comparing the projects carried out with the conceptual bases of the policy, in order to understand how the dynamics of implementation in the city were carried out. of Fortaleza and how the diversity of neighborhoods is considered in its application. The "Caminhos da Escola" Program in Fortaleza reveals advances in promoting child mobility and creating safe urban spaces for children within school perimeters, however, challenges such as disarticulation in implementation, lack of clarity on sustainability and disorderly expansion indicate gaps to be addressed and discussed.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77009
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/2891256236147585
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0001-9980-4954
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9920573087860921
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DAUD - Dissertações defendidas na UFC

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