Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76847
Type: | Dissertação |
Title: | Eficiência do molhamento da carga de leitões como atenuante do estresse térmico durante o manejo de transporte |
Title in English: | Efficiency of load cooling of pigs wearn wetting as a mitigator of heat stress during transportation management |
Authors: | Sales, João José de Mesquita |
Advisor: | Barbosa Filho, José Antonio Delfino |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Ambiência;Conforto térmico;Resfriamento evaporativo;Suínos;Transporte animal |
Keywords in English : | Ambience;Thermal comfort;Evaporative cooling;Pig;Animal transport |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | SALES, João José de Mesquita. Eficiência do molhamento da carga de leitões como atenuante do estresse térmico durante o manejo de transporte. 2023. 50 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O planejamento inadequado da operação de transporte de leitões pode comprometer o bem-estar dos animais e causar perdas produtivas ao setor. O presente estudo investigou a hipótese de que o molhamento dos leitões durante o embarque dos animais pode aumentar a carga térmica e intensificar o estresse dos animais pela saturação do ar no ambiente interno dos compartimentos da carga. Para isso, foram monitoradas 14 viagens comerciais com percurso fixo de 97 km, das quais 7 foram submetidas ao protocolo de molhamento (CMOLHA) e 7 sem o molhamento (SMOLHA). Foram medidas a temperatura retal (TR ºC), frequência respiratória (FR respirações/minuto), temperatura orbital (TO ºC), cortisol salivar (ng/mL), creatina quinase (UI/L) e lactato (mg/mL) de 168 leitões (12/viagem) após o transporte. O volume de água utilizado foi mensurado a partir do início e do fim do protocolo de molhamento. Os parâmetros ambientais foram registrados de forma continua por miniestações meteorológicas acopladas dentro dos compartimentos do veículo. Os dados foram submetidos à estatística descritiva básica seguida pelo teste t de Student a 5% de significância (P<0,05). A quantidade média de água utilizada no CMOLHA foi 2.700 ± 180 litros/viagem, totalizando um valor médio de 18.900 ± 180 litros nas 7 viagens monitoradas. Os resultados mostraram que as temperaturas dentro da carga do transporte não diferiram (p>0,05), mas ocorreu um aumento significativo de 13% e 8,74kg/ kj de ar seco na umidade relativa e entalpia da CMOLHA. Os leitões transportados no tratamento CMOLHA apresentaram maiores níveis de cortisol salivar (p<0,05). Nas condições de realização da pesquisa, o protocolo de molhamento da carga de leitões durante a etapa de transporte se mostrou ineficiente na atenuação do estresse térmico. |
Abstract: | Inadequate planning of the piglet transportation operation can compromise animal welfare and cause production losses for the sector. This study investigated the hypothesis that wetting piglets during loading can increase the heat load and intensify animal stress due to air saturation in the internal environment of the load compartments. To this end, 14 commercial journeys with a fixed route of 97 km were monitored, 7 of which were subjected to the wetting protocol (CMOLHA) and 7 without wetting (SMOLHA). Rectal temperature (TR ºC), respiratory rate (FR breaths/min), orbital temperature (TO ºC), salivary cortisol (ng/mL), creatine kinase (UI/L) and lactate (mg/mL) were measured in 168 piglets (12/trip) after transportation. The volume of water used was measured from the start and end of the wetting protocol. Environmental parameters were recorded full-time by mini weather stations attached to the vehicle compartments. The data was subjected to basic descriptive statistics followed by Student's t-test at 5% significance (P<0.05). The average amount of water used in the CMOLHA was 2,700 ± 180 liters/trip, totaling an average value of 18,900 ± 180 liters over the 7 trips monitored. The results showed that the temperatures within the transport load did not differ (p>0.05), but there was a significant increase of 13% and 8.74kg/kj of dry air in the relative humidity and enthalpy of the CMOLHA. The piglets transported in the CMOLHA treatment had higher salivary cortisol levels (p<0.05). Under the conditions in which the research was carried out, the protocol of wetting the piglet load during the transportation stage proved to be inefficient in mitigating heat stress. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76847 |
Author's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-9799-4472 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/8707218207317728 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-2481-8224 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9068398878906966 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGENA - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_jjmsale.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.