Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76805
Tipo: TCC
Título : Análise da viabilidade técnica e econômica de implantação de um terminal de contêineres em retroárea portuária na região do Aracapé.
Título en inglés: Analysis of the technical and economic feasibility of implementing a container terminal in a backside área of the port in the region of Aracapé.
Autor : Facó, Jefferson de Sousa
Tutor: Bertoncini, Bruno Vieira
Palabras clave en portugués brasileño: Terminal de Contêineres;Porto;Ferrovia;Viabilidade;Logística
Palabras clave en inglés: Container Terminal;Ports;Railroad;Viability;Logistics
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Fecha de publicación : 2021
Citación : FACÓ, Jefferson de Sousa. Análise da viabilidade técnica e econômica de implantação de um terminal de contêineres em retroárea portuária na região do Aracapé. 2021. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: Para manter a competitividade de seus produtos no comércio global, os países buscam otimizar processos e implantar novos projetos, de modo a promover a redução de despesas e estimular o desenvolvimento logístico. No cenário brasileiro, tal situação não difere, muito embora, os investimentos em infraestrutura e logística ainda sejam singelos. O presente trabalho busca analisar a viabilidade de uma possível implantação de um terminal de contêineres, vinculada ao porto do Mucuripe. O local de implantação está situado no bairro Aracapé em Fortaleza/CE, no local funciona um pátio de manobras ferroviárias da concessionária Ferrovia Transnordetina Logística. A interface entre o porto do Mucuripe e o novo terminal de contêineres, no presente estudo, se dará através do ramal ferroviário existente que liga os dois pontos. A metodologia proposta busca realizar a modelagem da demanda esperada para o novo terminal nos próximos anos, em sequência analisa-se a capacidade na movimentação de cargas nos terminais e na interface com a ferrovia e por fim realiza-se a modelagem financeira do empreendimento, com a finalidade de analisar se o retorno financeiro justifica os investimentos necessários para implantação e operação. Ao fim da análise foi possível concluir que a implantação do terminal de contêineres resulta em viabilidade econômica dentro de um cenário otimista. Para os cenários em que a demanda é menor, a viabilidade pode ser alcançada, desde que os custos operacionais sejam reajustados e otimizados.
Abstract: To maintain the competitiveness of their products in global trade, countries seek to optimize processes and implement new projects, in order to reduce costs and stimulate logistical development. In the Brazilian scenario this situation does not differ, although investments in infrastructure and logistics are still simple. The present work aims to analyze the feasibility of a possible construction of a container terminal, connected to the port of Mucuripe. The plant site is located in the Aracapé district in Fortaleza / CE, where there is a railway maneuvering yard of the concessionaire Ferrovia Transnordetina Logística. The interface between the Mucuripe port and the new container terminal, in the present study, will take place through the existing railway branch connecting the two points. The proposed methodology tries to model the expected demand for the new terminal in the coming years, then the ability to move goods at the terminals and at the interface with the railway is analyzed and finally the financial modeling of the company is performed, with the aim of analyzing if the financial return justifies the investments necessary for implementation and operation. At the end of the analysis, it was possible to conclude that the implementation of the container terminal results in an economic feasibility in an optimistic scenario. For scenarios where demand is lower, feasibility can be achieved as long as operating costs are reviewed and optimized.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76805
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/6187651849347209
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/3683357029229928
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_tcc_jsfaco.pdf3,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.