Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosteski, Evanildo-
dc.contributor.authorAlmeida, Yure Cézar de Moura-
dc.date.accessioned2024-04-05T13:57:57Z-
dc.date.available2024-04-05T13:57:57Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationALMEIDA, Yure Cézar de Moura. Os efeitos do novo ensino médio sobre o ensino de filosofia em duas escolas da rede pública cearense. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76765-
dc.description.abstractWith the new high school model, a lot of information on how such a system would affect the teaching of philosophy in public schools became available. Excessive information, mixed with misinformation, generated anguish in teachers of this subject. An empirical study on the effects of curriculum changes on the teaching of philosophy in high school is required. This work is tasked with that as purpose. Our theme is the impact of the new high school model upon the teaching of philosophy. First, we need to describe what philosophy as high school subject is, what composes it, how it arose and what its role. Then check which changes were made with the new high school model, first in curriculum, but also in material terms, such as textbooks. Finally, through the direct experience of school life, registered in a diary, we can assess whether the new high school model solves the historical problems of philosophy teaching, such as the low workload, and whether others problems were created in the process. It is observed that the idea of disciplines working together is almost impractical, the workload available to the philosophy teacher increased, the philosophical content in the books was greatly reduced, the discipline has not disappeared and there are spaces in other disciplines to teach philosophical content. It is concluded that, although the new high school model has brought positive changes, it has brought more negative changes in operational terms, making desirable a reversal to the old model or, at least, the production of material that reduces the negative impact while potentiating the positive impact.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs efeitos do novo ensino médio sobre o ensino de filosofia em duas escolas da rede pública cearensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom o novo ensino médio, muita informação foi divulgada sobre como tal sistema afetaria o ensino de filosofia nas escolas públicas. O excesso de informação, misturado à desinformação, gerou angústia em professores desta disciplina. É necessário um estudo empírico sobre os efeitos das mudanças curriculares no ensino médio sobre o ensino da disciplina. É a tal propósito que este trabalho se propõe. Nosso tema é o impacto do novo ensino médio sobre o ensino de filosofia. Primeiramente, é preciso fazer uma descrição do que é a disciplina de filosofia, o que a compõe, como ela surgiu e qual seu papel. Em seguida, verificar quais alterações foram feitas com o novo ensino médio, primeiramente em termos curriculares, mas também materiais, como os livros didáticos. Por último, através da experiência direta do convívio escolar, registrada em diário, mas complementada por questionário aplicado a alunos, avaliar se o novo ensino médio resolve os problemas históricos do ensino de filosofia, como a pouca carga horária, se cria outros ou se mantém o ensino como está. Observa-se que a ideia de disciplinas trabalhando em conjunto é quase impraticável, a carga horária disponível ao professor de filosofia aumentou, o conteúdo filosófico nos livros foi grandemente reduzido, a disciplina não desapareceu e há espaços em outras disciplinas para lecionar conteúdo filosófico. Conclui-se, então, que, embora o novo ensino médio tenha trazido mudanças positivas, trouxe mais mudanças negativas em termos operativos, tornando desejável a reversão ao modelo antigo ou, pelo menos, a produção de um material que reduza o impacto negativo e ensine o professor a potencializar o positivo.pt_BR
dc.title.enThe effects of the new secondary education on the teaching of philosophy in two public schools in Cearápt_BR
dc.subject.ptbrAutonomia didáticapt_BR
dc.subject.ptbrEnsino médiopt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de filosofiapt_BR
dc.subject.ptbrFilosofiapt_BR
dc.subject.ptbrFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subject.ptbrLivro didáticopt_BR
dc.subject.enDidactic autonomypt_BR
dc.subject.enHigh schoolpt_BR
dc.subject.enPhilosophypt_BR
dc.subject.enPhilosophy of educationpt_BR
dc.subject.enTextbookpt_BR
dc.subject.enTeaching philosophypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4633075448956134pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8713-915Xpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7167511496779668pt_BR
local.date.available2024-04-05-
Aparece nas coleções:PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_ycmalmeida.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.