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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSales, Celecina de Maria Veras-
dc.contributor.authorJoca, Alexandre Martins-
dc.date.accessioned2014-03-13T17:26:12Z-
dc.date.available2014-03-13T17:26:12Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationJOCA, Alexandre Martins. Levados por anjos: modos de vida, educação e sexualidades juvenis. 2013. 353f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7667-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectSexualitiespt_BR
dc.subjectWays of livingpt_BR
dc.subjectJovens – Comportamento sexual – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEspaços públicos – Aspectos sociais – Praça Portugal(Fortaleza,CE)pt_BR
dc.subjectCentro Dragão do Mar de Arte e Culturapt_BR
dc.titleLevados por anjos: modos de vida, educação e sexualidade juvenispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa objetiva conhecer os percursos e interações juvenis em Fortaleza/CE, a partir das experiências de ocupações de espaços públicos, procurando compreender como essas sociabilidades mobilizam-se por marcadores (dispositivos) de gênero e sexualidades. Investiga as interações vividas pelos jovens frequentadores do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e/ou da Praça Portugal, no período de julho/2011 a abril/2012. Os métodos, técnicas e instrumentos de investigação estão amparados por estudos da etnografia urbana e foram realizados por meio de observação participante, grupos de discussão e entrevistas individuais, diário de campo e registro fotográfico, contando com a colaboração de um grupo de referência composto de 26 jovens interlocutores. O resultado da pesquisa aponta que as relações juvenis entre pares, longe do alcance institucional, lançam pistas de como os jovens negociam e mobilizam saberes e práticas sobre sexualidades. Os circuitos e as culturas juvenis pela (e na) Cidade revelam os modos como articulam relações afetivo/sexuais em negociações com os demais processos de identificações e modos de vida juvenis. Os “tempos de misturas”, sob uma diversidade de estilos e orientações sexuais, mobilizam-se, especialmente, tomando como referência a produção de estéticas e/ou perfórmances corporais, demarcadoras de aproximações e distanciamentos nas relações afetivo/sexuais. Estão situados em um campo de tensões paradoxais no qual, apesar de subverterem normas hegemônicas de gênero e orientação sexual, ainda elaboram dinâmicas de interações respaltadas por dispositivos heteronormativos. A sociabilidade e grupalidade juvenil se mostram diversas, empreendidas pela busca de semelhanças, mas também por significativas diferenças juvenis, mostrando-se eminantemente educativos. Dessa forma, considera-se que a relação experiência/educação ajuda a entender os conflitos e tensões contemporâneas sobre a educação sexual da juventude e desvenda, os processos educativos empreendidos pelos jovens a partir de suas experiências e experimentações na vida citadina. Assim, os modos de vida e sexualidades se complementam, e moldam-se num jogo afetivo/sexual marcado pela multiplicidade de identificações juvenis em meio a descobertas, escolhas e experimentações de prazeres e desejos tão fluidos e instáveis quanto o espaço/tempo da sociabilidade da rua.pt_BR
dc.title.enCarried by Angels: Ways of life, education and youth sexualitiespt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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