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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBraz, Milena Marcintha Alves-
dc.contributor.authorAraújo, Antônia Jacqueline Ávila de-
dc.date.accessioned2024-03-26T11:59:34Z-
dc.date.available2024-03-26T11:59:34Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationARAÚJO, Antônia Jacqueline Ávila de. Escola de tempo integral: avaliação do percurso dos programas Mais Educação e Novo Mais Educação no município de Maracanaú-CE na percepção dos gestores educacionais. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76668-
dc.description.abstractThe proposal for full-time schools in Brazil is already present in the Education Guidelines and Bases Law (LDB 9394/96) and in the National Education Development Plan (PNDE-2014-2024) where one of the actions is the expansion of workload in public schools. One of the programs that sought to boost this expansion of the workload is Mais Educação, which over time had two versions, Mais Educação existing between 2007 and 2015, and Novo Mais Educação, implemented in 2016 and discontinued in Maracanaú, the locus of this study, in 2020 due to the Covid-19 pandemic. In view of the above, the general objective of this work is to evaluate the Mais Educação and Novo Mais Educação Programs, and their full-time proposal for comprehensive education, from the perspective of school managers in the municipality of Maracanaú, metropolitan region of Fortaleza, in Ceará. To this end, the methodology was qualitative based on the evaluative perspective of In-Depth Assessment (Rodrigues, 2008, 2011). The time frame occurred between 2007 and 2020. Data collection techniques involved documentary research and the application of a questionnaire with managers. It was then possible to deeply understand the vision that school managers in the city of Maracanaú have in relation to these two Programs. And it was noticed that the first version of the Program was much more comprehensive, working on the macro fields of knowledge, leaving the curricular contents, in an emancipatory perspective. In the second version, the Program lost its broad character and became only tutoring classes, in the subjects of Portuguese Language and Mathematics.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEscola de tempo integral: avaliação do percurso dos programas Mais Educação e Novo Mais Educação no município de Maracanaú-CE na percepção dos gestores educacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA proposta de escolas de tempo integral no Brasil, já está presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) e no Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PNDE-2014-2024) onde uma das ações é a ampliação da carga horária das escolas públicas. Um dos Programas que buscou dinamizar essa expansão da carga horária é o Mais Educação, que contou ao longo do tempo com duas versões, o Mais Educação existente entre os anos de 2007 e 2015, e o Novo Mais Educação, implantado em 2016 e descontinuado em Maracanaú, lócus desse estudo, no ano de 2020 devido a pandemia de Covid-19. Diante do exposto, o objetivo geral deste trabalho é avaliar os Programas Mais Educação e o Novo Mais Educação, e sua proposta de tempo integral para uma educação integral, sob a ótica dos gestores escolares do município de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, no Ceará. Para tanto, a metodologia foi qualitativa com embasamento na perspectiva avaliativa da Avaliação em Profundidade (Rodrigues, 2008, 2011). O recorte temporal ocorreu entre os anos de 2007 e 2020. As técnicas de coleta de dados envolveram pesquisa documental e aplicação de um questionário com os gestores. Então foi possível entender de forma profunda a visão que os gestores escolares da cidade de Maracanaú possuem em relação a esses dois Programas. E percebeu-se que a primeira versão do Programa era bem mais abrangente, trabalhando os macrocampos do conhecimento, saindo dos conteúdos curriculares, em uma perspectiva emancipatória. Já na segunda versão, o Programa perdeu o seu caráter amplo e passou a serem somente aulas de reforço escolar, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.pt_BR
dc.subject.ptbrMais educaçãopt_BR
dc.subject.ptbrNovo Mais Educaçãopt_BR
dc.subject.ptbrPolíticas públicas educaçãopt_BR
dc.subject.ptbrEscola de tempo integralpt_BR
dc.subject.enMore educationpt_BR
dc.subject.enNew More educationpt_BR
dc.subject.enPublic policies educationpt_BR
dc.subject.enFull-time schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9117004863374447pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1462998335310020pt_BR
local.date.available2024-03-26-
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