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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76658
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Reginaldo, Sidney Guerra | - |
dc.contributor.author | Silva, Dhean Lucca Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-22T17:33:11Z | - |
dc.date.available | 2024-03-22T17:33:11Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Dhean Lucca Alves. Qualidade, tecnologia e inovação no ensino jurídico da Universidade Federal do Ceará. 2023. 95 f. TCC (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76658 | - |
dc.description.abstract | In the current context, the presence of technologies and innovations becomes crucial, including in the educational field. This work proposes an analysis of the obligation and contribution of technology and innovation to the quality of legal education, considering them as essential means to an end for academic training. The central hypothesis is that these elements should be described in legal and sub-legal instruments to integrate into legal education. Thus, the general objective is to analyze how and if technology and innovation are mandatory and contribute to quality legal education. The specific objectives are: to identify, through the analysis of legislation, the purposes, guidelines, and objectives of the Law course and demonstrate whether technology and innovation are present; to analyze the sub-legal documentation of Federal University of Ceara and check if there is alignment with current legislation; and to analyze the Pedagogical Project of the Law Course at Law School of the Federal University of Ceara and uncover the experience of students and teachers at this faculty with technology and innovation in quality education. The methodology includes legislative, documentary, and bibliographical analysis, as well as a descriptive methodology for analyzing quantitative data collected from qualitative data, along with a qualitative, hypothetical deductive methodology in interviews, aiming for a dialectical research approach that encompasses all objectives. ln conclusion, there is a need for updating university and faculty documentation on the subject to align with current legislation. Moreover, dialogue and alignment between teachers and students are necessary for quality legal education, incorporating innovation and technology. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Qualidade, tecnologia e inovação no ensino jurídico da Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No contexto atual, a presença de tecnologias e inovações toma-se crucial, inclusive no âmbito educacional. Este trabalho propõe uma analise da obrigatoriedade e contribuição da tecnologia e inovação para a qualidade do ensino jurídico, considerando-as como meios fim essencial para a formação acadêmica. A hipótese central e que esses elementos devem estar descritos nos instrumentos legais e infralegais para integrarem-se ao ensino jurídico. Sendo assim, o objetivo geral e analisar como e se a tecnologia e a inovação são obrigatórias e contribuem para o ensino jurídico de qualidade. Os objetivos específicos são: identificar, por meio da análise das legislações quais as finalidades, diretrizes e objetivos do curso de Direito e demonstrar se a tecnologia e a inovação estão presentes; analisar a documentação de natureza infralegal da Universidade Federal do Ceará e conferir se há uma alinhamento com a legislação vigente; e analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará e relevar a experiência dos discentes e docentes dessa faculdade com a tecnologia e a inovação no ensino de qualidade. A metodologia inclui analise legislativa, documental e bibliográfica, além de uma metodologia descritiva de analise de dados quantitativos coletados de dados qualitativos, assim como a metodologia qualitativa de cunho hipotético dedutivo em entrevistas, visando uma pesquisa dialética que englobe todos os objetivos. Por fim, conclui-se que existe uma necessidade de atualização na documentação da universidade e da faculdade sobre o tema para que eles estejam consoante a legislação vigente, assim como e necessário o diálogo e alinhamento entre docentes e discentes para que o ensino jurídico ocorra com qualidade e inclui a inovação e a tecnologia no ensino jurídico de qualidade. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Ensino Jurídico | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Inovação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: DIREITO | pt_BR |
local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0382-2275 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3607320282383966 | pt_BR |
local.date.available | 2023 | - |
Aparece nas coleções: | DIREITO - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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