Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76608
Tipo: Dissertação
Título: Cultura maker no ensino de química: contribuições para a formação de professores do ensino médio
Título em inglês: Maker culture in chemistry teaching: contributions to high school teacher training
Autor(es): Lima, Tatiana Rodrigues
Orientador: Cunha, Pablyana Leila Rodrigues da
Palavras-chave em português: Química- estudo e ensino;Professores - formação;Inovações educacionais;Cultura maker
Palavras-chave em inglês: Chemistry - study and teaching;Teachers - In-service training;Educational innovations;Maker culture
Data do documento: Nov-2023
Citação: LIMA, Tatiana Rodrigues. Cultura maker no ensino de química: contribuições para a formação de professores do ensino médio. 2023. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências de Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A busca por alternativas que possam qualificar a formação dos professores de Química existe pela necessidade de melhoria nos métodos já enraizados nas salas de aulas, além da dificuldade de manter os estudantes conectados a escola em um mundo de transformações culturais, tecnológicas e sociais. A atualização das metodologias e a inserção de novas à formação continuada dos professores caracteriza-se objeto deste trabalho, tendo como questão norteadora: como a Cultura Maker pode ser utilizada para favorecer a formação dos professores de Química para melhorar o ensino no ensino médio? Ancorados nesse questionamento, tevese como objetivo principal contribuir com a formação de professores, a partir do uso da Cultura Maker, proporcionando consequentemente, um aprimoramento no ensino de química. Nesta linha de pensamento, esta pesquisa de acordo com seus objetivos será de caráter qualitativo, do tipo pesquisa ação, a partir da interação dos pesquisadores com os sujeitos e as situações investigadas. Participaram desta pesquisa, 13 professores de Química do Ensino Médio, vinculados a uma das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação da região Norte do Ceará. O desenvolvimento metodológico ocorreu em duas etapas, sendo a primeira de diagnóstico do perfil dos professores, organização do processo formativo e execução da oficina. A segunda etapa foi de aplicação da oficina Maker, do questionário, da entrevista e da análise dos resultados à luz da literatura existente sobre o tema. A avaliação da oficina foi realizada através de dois questionários, sendo um antes e outro após e uma entrevista com uma amostra dos docentes que utilizaram o método Maker nas aulas, gerando assim mais insumos para analisar o impacto da oficina dos professores. Ao final deste trabalho, tem-se como produto educacional, um material pedagógico digital contendo toda a sequência de aplicação da metodologia de forma a permitir a reprodução e uso por outros professores. Após a execução da pesquisa e análise dos dados, ficou evidente nos resultados que os professores participantes mostraram que poderiam usar novos métodos, tais como a Cultura Maker, pois entenderam, compreenderam e reconheceram as vastas possibilidades desse método, ao mesmo tempo que permitiu a eles vislumbrar o atingimento de elevados níveis de integração e motivação dando assim sentido ao ensino de Química e, consequentemente, à aprendizagem dos estudantes.
Abstract: The search for alternatives that can qualify the training of chemistry teachers exists because of the need to improve the methods already rooted in the classrooms, as well as the difficulty of keeping students connected to the school in a world of cultural, technological, and social transformations. The updating of the methodologies and the insertion of new ones in the continuing training of teachers, is characterized by the subject of this work, having as a guiding question: How can maker culture be used to favor the training of chemistry teachers to improve education in secondary school? Anchored in this question, the main objective was to contribute to the training of teachers, from the use of maker culture, thus providing an improvement in the teaching of chemistry. In this line of thought, this research according to its objectives will be of a qualitative character, of action research type, from the interaction of the researchers with the subjects and the situations investigated. Participated in this survey thirteen high school chemistry teachers, linked to one of the Regional Coordinators for Education Development of the northern region of Cear á (Regional Coordinators for Education Development - CREDE). The methodological development took place in two stages, the first being the diagnosis of the profile of the teachers, the organization of the training process and the execution of the workshop. The second stage was the application of the maker workshop, the questionnaire, the interview and the analysis of the results in the light of the literature. The workshop evaluation was carried out through two questionnaires, one before and one after and an interview with a sample of teachers who used the maker method in class, thus generating more input to analyze the impact of the teachers9 workshop. At the end of this work, we will have as an educational product, a digital pedagogical material containing the entire sequence of application of the methodology to allow reproduction and use by other teachers. After carrying out the research and analyzing the data, it was evident in the results that the participating teachers showed that they could use new methods, such as maker culture, as they understood, comprehended and recognized the vast possibilities of this method, at the same time that it allowed them to envision the achievement of high levels of integration and motivation, thus giving meaning to the teaching of chemistry and, consequently, to student learning.
Descrição: Acompanha produto educacional: "Inovação: guia formativo para professores de química".
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76608
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6164757177322280
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2439376096353996
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_trlima.pdfDissertação1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2024_pe_trlima.pdfProduto Educacional1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.