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dc.contributor.advisorMoraes, Silvia Elizabeth Miranda de-
dc.contributor.authorHolanda, Lara Söldon Braga-
dc.date.accessioned2024-03-14T17:29:59Z-
dc.date.available2024-03-14T17:29:59Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationHOLANDA, Lara Söldon Braga. Um olhar autoetnográfico sobre a branquitude nos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 2023. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76576-
dc.description.abstractThis work aimed to analyze the representations of racism and whiteness that permeate the activities of the Afro-Brazilian and Indigenous Studies Centers (NEABIs), of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE). The research was structured using a qualitative methodological approach, from an autoethnographic perspective. This approach enabled critical observation of the researched phenomenon, involving different perspectives and perspectives, both from the research participants and the researcher herself, based on an ethical relationship of reciprocity, dialogicity, respect for differences and selfreflection. Data collection took place in three ways: I. Bibliographic and documentary research, in order to characterize the performance of NEABIs at IFCE; II. Sharing a questionnaire with twelve coordinators of the aforementioned groups, and III. Semi-structured interviews with six members of the same nucleus. As main results, it was observed that the racial self-perceptions of the research subjects interfere in the way they perceive and reflect on ethnic-racial issues. Furthermore, it was possible to infer that NEABI participants, both coordinators and members, conceive whiteness as a place of privilege, in a society structured and hierarchized by racism, in which institutions represent vital tools for maintaining and reproducing this structure that privileges few and excludes many. Furthermore, it was found that, although establishing itself as a basic theme for understanding and confronting racial inequalities and racism, the discussion about whiteness is still incipient in the context of IFCE's NEABIS, although these are recognized almost unanimously by the subjects of research, as legitimate spaces for discussing this topic.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm olhar autoetnográfico sobre a branquitude nos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho teve como objetivo analisar as representações de racismo e branquitude que atravessam a atuação dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A pesquisa foi estruturada sob abordagem metodológica qualitativa, em perspectiva autoetnográfica. Essa abordagem possibilitou a observação crítica do fenômeno pesquisado, envolvendo as diversas perspectivas e olhares, tanto dos participantes da pesquisa como da própria pesquisadora, a partir de uma relação ética de reciprocidade, dialogicidade, respeito às diferenças e autorreflexão. A coleta de dados se deu de três formas: I. Pesquisa bibliográfica e documental, a fim de caracterizar a atuação dos NEABIs no IFCE; II. Socialização de questionário com doze coordenadores dos referidos núcleos e III. Entrevistas semiestruturadas com seis membros de um mesmo núcleo. Como principais resultados, foi observado que as autopercepções raciais dos sujeitos da pesquisa interferem na forma como percebem e refletem acerca das questões étnico-raciais. Além disso, foi possível inferir que os participantes do NEABI, tanto coordenadores quanto membros, concebem a branquitude como um lugar de privilégio, em uma sociedade estruturada e hierarquizada pelo racismo, na qual as instituições representam ferramentas vitais de manutenção e reprodução dessa estrutura que privilegia poucos e exclui muitos. Ademais, constatou-se que, embora se firmando com uma temática basilar para a compreensão e enfrentamento às desigualdades raciais e ao racismo, a discussão sobre branquitude ainda é incipiente no contexto dos NEABIS do IFCE, embora estes sejam reconhecidos, quase que unanimemente pelos sujeitos da pesquisa, enquanto espaços legítimos para discussão desta temática.pt_BR
dc.subject.ptbrBranquitudept_BR
dc.subject.ptbrRacismo institucionalpt_BR
dc.subject.ptbrNEABIpt_BR
dc.subject.ptbrEducação das relações étnicoraciaispt_BR
dc.subject.enWhitenesspt_BR
dc.subject.enInstitutional racismpt_BR
dc.subject.enEducation of ethnic-racial relationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9264842159113090pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8794370391611153pt_BR
local.date.available2024-03-13-
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