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Tipo: TCC
Título: Práticas e projetos de estímulo à permanência de estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA em uma escola pública de Fortaleza – CE: limites e possibilidades
Autor(es): Cavalcante, Vanessa dos Santos
Orientador: Rabelo, Josefa Jackline
Palavras-chave em português: Educação de Jovens e Adultos;Permanencia;Projeto Político Pedagógico;Escola
Palavras-chave em inglês: Youth and Adult Education;Permanence;Political Pedagogical Project;School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2023
Citação: CAVALCANTE, Vanessa dos Santos. Práticas e projetos de estímulo à permanência de estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA em uma escola pública de Fortaleza – CE: limites e possibilidades. 2023. 89 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: As escolas em que ocorrem a Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentam desafios históricos, como no caso da evasão de um público que anteriormente apresentou a necessidade de interromper os estudos por inúmeros motivos, muitos destes ocasionados pelas questões sociais e econômicas. Levando essa situação em consideração, a pesquisa se direciona a investigar as práticas e projetos que visam contribuir para a permanência e conclusão dos estudos desses alunos/as. Este trabalho apresenta ainda, a motivação pessoal de análise da trajetória estudantil da minha mãe, aluna da escola pesquisada e nesse sentido, objetivando, de modo geral, examinar estratégias curriculares e extracurriculares apresentadas por um Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos do Município de Fortaleza-CE, dentro dos limites e possibilidades desta instituição. A pesquisa possui uma abordagem descritiva, aplicando para a obtenção dos dados entrevistas semiestruturadas individuais (1 Coordenadora, 4 professores/as, 2 alunas e 1 ex aluno), além de observação participante e análise de documentos. Contém, em sua base teórica, o apanhado histórico do surgimento e efetivação da EJA no Brasil a partir também das legislações, ênfase ao trabalho pedagógico realizado nas escolas para a permanência desses estudantes, assim como da construção e cumprimento do PPP como documento de identidade da escola, além da relação entre a permanência e a evasão a partir da exposição de dados e das diretrizes nacionais da educação. A análise dos resultados revelam que a escola pesquisada apresenta como fatores que facilitam e incentivam o percurso estudantil dos/as alunos/as o horário de funcionamento, fácil acesso e flexibilidade de horário da escola, a realização do acompanhamento e monitoramento dos alunos por meio de fichas e sistema de frequência. Também possui a presença de uma equipe destinada ao contato com os faltantes, o funcionamento de oficinas para auxiliar os alunos/as no seu processo de aprendizado da disciplina matemática, a realização frequente de palestras de ex- alunos/as e professores/as de fins motivacionais, entre outros. Além disso, foi igualmente observado através do PPP e as entrevistas que muitos projetos, cursos e atividades artísticas foram descontinuados na transição de uma gestão para outra. A escola apresenta objetivos, limitações e necessidades destacadas no PPP que repercutem na qualidade dos atendimentos, estrutura física e condições acadêmicas de suporte ao aluno.
Abstract: The schools in which Youth and Adult Education (EJA) take place present historical challenges, as in the case of the dropout of a public that previously presented the need to interrupt their studies for numerous reasons, many of these caused by social and economic issues. Taking this situation into consideration, the research aims to investigate the practices and projects that aim to contribute to the retention and completion of these students' studies. This work also presents the personal motivation of analyzing the student trajectory of my mother, a student at the school researched and in this sense, aiming, in general, to examine curricular and extracurricular strategies presented by a Reference Center for Education for Youth and Adults in the Municipality of Fortaleza-CE, within the limits and possibilities of this institution. The research has a descriptive approach, applying individual semi-structured interviews to obtain data (1 Coordinator, 4 teachers, 2 students, and 1 former student), in addition to participant observation and document analysis. It contains, in its theoretical basis, the historical overview of the emergence and implementation of EJA in Brazil also based on legislation, with emphasis on the pedagogical work carried out in schools for the permanence of these students, as well as the construction and fulfillment of the PPP as the identity document of the school, in addition to the relationship between retention and dropout based on data exposure and national education guidelines. The analysis of the results reveals that the researched school presents factors that facilitate and encourage the students' student journey: opening hours, easy access and flexibility of school hours, monitoring and monitoring of students through forms, and frequency. It also has the presence of a team dedicated to contacting those who are absent, the operation of workshops to assist students in their process of learning the mathematical subject, and the frequent holding of lectures by former students and teachers of motivational, among others. Furthermore, it was also observed through the PPP and interviews that many projects, courses, and artistic activities were discontinued in the transition from one administration to another. The school has objectives, and limitations, that needs to be highlighted in the PPP that affect the quality of services, physical structure, and academic conditions to support the student.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76563
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/9971219370342760
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8231954289757480
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

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