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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76554
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Almeida, Ronaldo de Sousa | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Michelly Maria da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-13T22:26:25Z | - |
dc.date.available | 2024-03-13T22:26:25Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Michelly Maria da Silva. O acolhimento escolar dos estudante da Educação de Jovens e Adultos em situação de vulnerabilidade territorial em Cascavel-CE. 2023. 45 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76554 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this work is to analyze school reception strategies for Youth and Adult Education students in situations of territorial vulnerability in Cascavel-Ce. Its theoretical deepening was mainly centered on the studies of Freire (1967, 1987, 1996, 1997, 2001, 2003), Barcelos (2005,2010,2014) and Marx (2013), authors who have significant contributions to Youth Education and Adults, as well as for understanding the concept of education and work. Documents and legislation that regulate the functioning of the modality were also used, such as the Law of Guidelines and Bases of Education - LDB (9,394/1996), the National Education Council, the Chamber of Basic Education - CNE/CEB (2008) , the National Common Curricular Base - BNCC (2019) and the National Curricular Guidelines - DCNS of EJA (2000). With this aim, we opted for qualitative research, with a descriptive nature for the construction of data, with semi-structured interviews. We chose three public schools in Cascavel, which were within the social perimeter of territorial vulnerability, we interviewed 4 educators and 3 members of the management group, with the aim of understanding their conceptions about the inseparable concepts of welcoming and educating. The results showed that, on the part of the teachers, school reception is fundamental for students of the modality and that the exercise of practices that promote affection and education in communion positively affects the educational development of their students. On the part of the management group, it became clear that the school has an essential role when it comes to supporting its students and understanding the environment in which they are located as the basis for their actions. In addition to this observation arising from the participants' speech, much still needs to be developed so that affection and education are considered inherent to each other. A good indication of this perspective is the strengthening of an initial and continued training policy (critical/reflective) not only for EJA teachers, but for all educators. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O acolhimento escolar dos estudante da Educação de Jovens e Adultos em situação de vulnerabilidade territorial em Cascavel-CE | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como finalidade analisar as estratégias de acolhimento escolar aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos em situação de vulnerabilidade territorial em Cascavel-Ce. Seu aprofundamento teórico foi centrado, principalmente, nos estudos de Freire (1967, 1987, 1996, 1997, 2001, 2003), Barcelos (2005,2010,2014) e Marx (2013), autores que têm significativas contribuições para a Educação de Jovens e Adultos, bem como para o entendimento da concepção de educação e trabalho. Utilizou-se também documentos e legislação que regulamentam o funcionamento da modalidade, a exemplo da Lei das Diretrizes e Bases da Educação - LDB (9.394/1996), do Conselho Nacional de Educação, da Câmara de Educação Básica- CNE/CEB (2008), da Base Nacional Comum Curricular- BNCC (2019) e das Diretrizes Curriculares Nacionais- DCNS da EJA (2000). Com esse intuito, optamos por uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo para a construção de dados, com a realização de entrevistas semiestruturadas. Escolhemos três escolas da rede pública de Cascavel, que estivessem dentro do perímetro social de vulnerabilidade territorial, entrevistamos 4 educadoras e 3 membros do núcleo gestor, com o intuito de compreender as concepções destes acerca dos conceitos indissociáveis de acolher e educar. Os resultados apontaram que, por parte das docentes, o acolhimento escolar é fundamental para os estudantes da modalidade e que o exercício de práticas que propiciem o afeto e educar em comunhão afeta positivamente no desenvolvimento educacional de seus discentes. Por parte do núcleo gestor, evidenciou-se, que a escola tem um papel essencial quando se trata do amparo dos seus educandos e a compreensão do ambiente no qual estão situados como fundamento de suas ações. Para além dessa constatação advinda da fala dos participantes, muito ainda precisa ser desenvolvido para que o afeto e o educar sejam considerados inerentes um ao outro. Um bom indicativo dessa perspectiva é o fortalecimento de uma política de formação inicial e continuada (crítica/reflexiva) não só para os docentes da EJA, mas para todos os educadores. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Acolhimento | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Vulnerabilidade territorial | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.en | Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.subject.en | Reception | pt_BR |
dc.subject.en | Territorial vulnerability | pt_BR |
dc.subject.en | Pedagogical practices | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/5733460074093135 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6266529592574370 | pt_BR |
local.date.available | 2024-03-13 | - |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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