Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76550
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLustosa, Francisca Geny-
dc.contributor.authorSilva, Keli Alves da-
dc.date.accessioned2024-03-13T21:32:39Z-
dc.date.available2024-03-13T21:32:39Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Keli Alves da. A formação de pedagogos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará acerca da inclusão do público-alvo da educação especial nas escolas. 2023.70 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76550-
dc.description.abstractThe inclusion of target audience students in Special Education has become reality in brazilian schools. However, we don’t feel that the teachers had received formation to this inclusion in the same intensity with which the students are been received. This research has like goal to understand how is happening the theme’s insertion of the target audience from Special Education in the graduates’s formation in Pedagogy from Education University/UFC. For this purpose, we carried a qualitative research, with exploratory nature, and a field study with 8 people - graduates from Pedagogy's course in UFC and actual teachers from the mucipial network of Fortaleza -, in order to investigate the influence of these studies to the professor's effective actuation - newly hired by Muncipial Network of Fortaleza as a result from the last contest to effective teacher - and the reality daily faced in the classroom, with the purpose of obtaining answers to the these research's questions.Our main bibliographical sources was based in Gatti et al. (2019), Pimenta (2017), Nóvoa (1999), Lustosa and Figuerede (2021) - among others, besides to being based in official documents like Federal Constituion of 1998, the Education Law (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, 1996), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), in addition the curriculum analysis of the pedagogy course FACED/UFC. In an overview, we can say the graduates in the course believe in the necessity to insert in our curricular structure mandatory components directed target audience coverage of the Special Education, adressing issues associated to the disorders and learning difficulties in a specific way,with depth in such areas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA formação de pedagogos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará acerca da inclusão do público-alvo da educação especial nas escolaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA inclusão de alunos público alvo da Educação Especial tem se tornado realidade nas escolas brasileiras. Porém não sentimos que os professores tenham recebido formação para esta inclusão na mesma intensidade com que os alunos estão sendo recebidos. Esta pesquisa tem como objetivo compreender como está ocorrendo a inserção do tema inclusão do público alvo da Educação Especial na formação dos licenciandos em Pedagogia da Faculdade de Educação/UFC. Para tanto realizamos uma pesquisa qualitativa, com caráter exploratório, organizada parte bibliográfica e parte de campo com oito egressos do curso de pedagogia da UFC e atuais professores da rede pública municipal de Fortaleza –, a fim de investigarmos a influência destes estudos para a atuação efetiva desses professores – recém contratados pela rede municipal de Fortaleza em decorrência do último concurso para professor – e a realidade enfrentada diariamente na sala de aula, com o propósito de obtenção de resposta ao questionamento desta pesquisa. Nossas principais fontes bibliográficas foram fundamentadas em autores como tais como Gatti et al. (2019), Pimenta (2017), Nóvoa (1999), Lustosa e Figueiredo (2021) – dentre outros –, além de nos basearmos em documentos oficiais tais como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD/1996), a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), além da análise da estrutura curricular do curso de Pedagogia FACED/UFC. Numa visão geral, podemos dizer que os egressos do nosso curso acreditam na necessidade de inserir em nossa estrutura curricular componentes obrigatórios voltados a abrangência do público-alvo da Educação Especial, abordando as questões relacionadas aos transtornos e dificuldades de aprendizagem de maneira específica, com aprofundamento em tais áreas.pt_BR
dc.subject.ptbrEducação especialpt_BR
dc.subject.ptbrInclusãopt_BR
dc.subject.ptbrTranstorno do Espectro do Autismopt_BR
dc.subject.ptbrEstrutura curricularpt_BR
dc.subject.enSpecial Educationpt_BR
dc.subject.enInclusionpt_BR
dc.subject.enAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subject.enCurricular Structurept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6706980504103713pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9802514363178311pt_BR
local.date.available2024-03-13-
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_kasilva.pdf545,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.