Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76544
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Natália Santos-
dc.contributor.authorNobre, Emanuela Cedro Farias-
dc.date.accessioned2024-03-13T18:37:08Z-
dc.date.available2024-03-13T18:37:08Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationNOBRE, Emanuela Cedro Farias. Ensinando a ensinar: efeitos de um programa de ensino de empatia em docentes do 1º ano do ensino fundamental na rede municipal de Sobral – Ce. 2023. 53 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76544-
dc.description.abstractThe National Common Curricular Base presents the essential learning that ensures students develop pedagogical skills, learning and development rights. In this understanding, we identify social skills as part of global development, among these, “empathy”. The present study aimed to investigate the effects of an empathy teaching program on teachers in the 1st year of elementary school in the Municipal Network of Sobral-CE on their empathic skills and their strategies for teaching social skills to students. Two schools participated in the research, selected by the largest number of teachers working in the 1st year. The procedure was divided into three phases: in the 1st phase, an individual form was applied (Falcone et al. Empathy Inventory (2008) and an objective question), to probe empathic behavior and learn about the teaching practices already developed by the participants; the 2nd phase consisted of a workshop, in which only school B participated, so that school A functioned as a comparative group about the intervention; and in the 3rd phase, the effects of the workshop on the empathetic behavioral aspects of the participants, as well as on their teaching strategies, were observed. Data collection occurred through participant observation, records in the field diary and the form. It was not possible to identify consistent changes in learning empathy or learning empathy teaching skills, in the intervention carried out. However, we emphasize the contribution to the discussion on the relevance of the topic in question.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsinando a ensinar: efeitos de um programa de ensino de empatia em docentes do 1º ano do ensino fundamental na rede municipal de Sobral – CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Base Nacional Comum Curricular apresenta as aprendizagens essenciais que asseguram aos estudantes o desenvolvimento de competências no âmbito pedagógico, dos direitos de aprendizagem e de desenvolvimento. Nesta compreensão, identificamos as habilidades sociais como parte do desenvolvimento global, dentre estas, a “empatia”. O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos de um programa de ensino de empatia em docentes do 1º ano do ensino fundamental na Rede Municipal de Sobral-CE nas suas habilidades empáticas e nas suas estratégias de ensino de habilidades sociais junto aos estudantes. Participaram da pesquisa duas escolas, selecionadas pela maior quantidade de professores atuando no 1º ano. O procedimento foi dividido em três fases: na 1ª fase foi aplicado um formulário individual (Inventário de Empatia de Falcone et al. (2008) e uma questão objetiva), no intuito de sondar o comportamento empático e conhecer as práticas de ensino já desenvolvidas pelas participantes; a 2ª fase constitui-se de um workshop, do qual apenas a escola B participou, de modo que a escola A funcionou como grupo comparativo em relação a intervenção; e na 3ª fase observados os efeitos do workshop nos aspectoscomportamentais empáticos dos participantes, bem como em suas estratégias de ensino. A coleta de dados ocorreu com a observação participante, registros no diário de campo e o formulário. Não foi possível identificar mudanças consistentes na aprendizagem da empatia ou na aprendizagem de habilidades de ensino da empatia, na intervenção realizada. Todavia, enfatizamos a contribuição para a discussão sobre a relevância datemática em questão.pt_BR
dc.subject.ptbrEmpatiapt_BR
dc.subject.ptbrEnsinopt_BR
dc.subject.ptbrFormação docentept_BR
dc.subject.enEmpathypt_BR
dc.subject.enTeachingpt_BR
dc.subject.enTeacher trainingpt_BR
dc.description.ptbrEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5258-0946pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1759409446642779pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4994-3811pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6060664745536596pt_BR
Aparece nas coleções:MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dis_2023_ecfnobre.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo-autorizacao-disponibilizar-documentos-digitais - EMANUELA FARIAS.pdf221,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.