Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76542
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Camilla Rocha da-
dc.contributor.authorOliveira, Janaina Mercia Gonçalves de-
dc.date.accessioned2024-03-13T18:26:37Z-
dc.date.available2024-03-13T18:26:37Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Janaina Mercia Gonçalves de. Pedagogia vespertino noturno: expectativas, dificuldades e aprendizados do estágio supervisionado para trabalhadores/as-estudantes. 2023. 46 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76542-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to examine the expectations, difficulties and lessons learned by students on the afternoon-night Pedagogy degree course at the Federal University of Ceará (UFC). during their supervised internships in Early Childhood Education and the early years of Primary School, and how the UFC prepares these students for this time. Among the theoretical bases for this research are Furlani (1998), Pimenta (2008), Lima (2008), among others. Using a qualitative approach, we collected data through questionnaires and individual interviews, and the research included twenty participants. The results of the research showed that students feel that the evening course does not meet their needs, given that it is actually an afternoon-night course, i.e. its curriculum includes subjects and/or activities, such as internships, which are carried out during the day. As such, the course doesn't take into account the specific needs of students on the night shift, which is mostly made up of working students. This becomes a challenge for these students, who encounter many difficulties in carrying out these activities, the most common being the lack of time available to carry out supervised internships, due to the incompatibility of working hours and supervised internship hours. And this becomes a major obstacle in the academic life of these students, who need to carry out these activities in order to complete the course, and in order to do them, some of them need to resign from their jobs, while others make agreements with their employers to carry out their internships, and this overload of tasks and responsibilities often harms the performance and quality of this activity, which cannot be carried out in its entirety, compromising the training process of future teachers who are fighting every day for a fair life with dignity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePedagogia vespertino noturno: expectativas, dificuldades e aprendizados do estágio supervisionado para trabalhadores/as-estudantespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA proposta deste trabalho foi examinar as expectativas, dificuldades e os aprendizados que os estudantes do curso vespertino-noturno de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC) tiveram durante a realização dos Estágios Supervisionados na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como a UFC prepara estes estudantes para esse momento. Entre as bases teóricas que fundamentam essa pesquisa estão Furlani (1998), Pimenta (2008), Lima (2008), entre outros. Utilizando uma abordagem qualitativa, coletamos dados por meio de questionários e entrevistas individuais e a pesquisa contou com vinte participantes. Os resultados da pesquisa apontaram que os estudantes percebem que o curso noturno não atende às suas necessidades, tendo em vista que atualmente ele é, na verdade, um curso vespertino-noturno, ou seja, seu currículo conta com disciplinas e/ou atividades, como por exemplo o Estágio, que são realizados durante o dia. Sendo assim, o curso não contempla as especificidades dos estudantes do turno da noite, que é composto majoritariamente de trabalhadores-estudantes. Isso se torna um desafio para esses estudantes, que encontram muitas dificuldades em realizar essas atividades, sendo a mais pontuada a falta de tempo disponível para a realização dos estágios supervisionados, devido à incompatibilidade de horário de trabalho e o horário da realização dos estágios supervisionados. E isso se torna um grande obstáculo na vida acadêmica desses estudantes, que para concluírem o curso, precisam realizar essas atividades, e para realizá-las, uma parte deles(as) precisa pedir desligamento de suas atividades, enquanto a outra parcela faz acordos com os patrões para realizar seu Estágio, e essa sobrecarga de tarefas e responsabilidades muitas vezes prejudica o rendimento e a qualidade desa atividade, que não pode ser realizado em sua totalidade, comprometendo o processo formativo dos futuros professores que lutam diuturnamente por uma vida justa e com dignidade.pt_BR
dc.subject.ptbrEstágio supervisionadopt_BR
dc.subject.ptbrCurso noturnopt_BR
dc.subject.ptbrEstudante-trabalhadorpt_BR
dc.subject.enSupervised internshippt_BR
dc.subject.enEvening coursept_BR
dc.subject.enStudent-workerpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8332948925530665pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3579-1810pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0364368637496210pt_BR
local.date.available2024-03-13-
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_jmgoliveira.pdf395,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.