Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76528
Tipo: TCC
Título: Bullying no ensino superior e as consequências para a saúde mental do público-alvo da educação especial
Autor(es): Carvalho, Joyce Duarte de
Orientador: Viana, Tania Vicente
Palavras-chave em português: Bullying;Ensino Superior;Saúde mental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2023
Citação: CARVALHO, Joyce Duarte de. Bullying no ensino superior e as consequências para a saúde mental do público-alvo da educação especial. 2023. 45 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O “bullying” é caracterizado como uma forma de violência, de intimidação sistemática com comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos, podendo ser praticado por um ou mais estudantes. Essas agressões podem acontecer na forma direta (agressões físicas, ofensas verbais); na forma indireta (atitudes de indiferença, difamação e isolamento) e “Cyberbullying” (“bullying” em ambientes virtuais). De modo geral, essa pesquisa intenciona conhecer o sofrimento mental de alunos do público-alvo da Educação Especial vítimas de “bullying” no Ensino Superior de uma instituição da Rede Pública de Ensino no município de Fortaleza-Ceará. Especificamente, visou: identificar a forma de “bullying” praticada; verificar o tipo de sofrimento mental gerado como consequência e coletar sugestões junto às vítimas para o enfrentamento do “bullying”. Realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, nos moldes de um estudo de caso, com uma amostra intencional de 6 estudantes do público-alvo da Educação Especial, quais sejam: 2 Pessoas com Deficiência (PcD); 1 com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); 2 com Altas habilidades ou Superdotação (AHSD) e 1 sujeito com dupla excepcionalidade (TEA e AHSD). Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados um questionário eletrônico enviado pela plataforma “Google Forms” e relatos autobiográficos, enviados pela plataforma “Google Classroom”. Foi verificado um expressivo sofrimento mental nesses educandos, por terem sido vítimas de “bullying” no Ensino Superior. Observou-se casos de “bullying” direto, como ofensas verbais, acusações, apelidos pejorativos e questionamentos acerca das capacidades dos participantes. Também estão presentes casos de “bullying” indireto, como sons e atitudes propositais para atingir a vítima, perseguições, difamação e exclusão. Há relatos de “cyberbullying”, em que agressores atacaram os participantes por meio de mensagens em grupos de disciplinas e nas redes sociais. Nas explanações, os partícipes revelaram que não receberam apoio da universidade e a maioria pensou em desistir da graduação por conta do “bullying” sofrido. A partir dos resultados, nota-se um significativo comprometimento na saúde mental dos participantes da pesquisa. Por isso, esses sujeitos falaram sobre a importância do diálogo na universidade sobre o “bullying” e a implementação de políticas afirmativas para garantir a permanência desses estudantes no Ensino Superior. Nesta perspectiva, é necessário a adoção de um espaço favorável para o acolhimento dessas vítimas, a fim de promover a saúde mental desse alunado.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76528
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0851914486500007
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-1749-6466
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8414664745533930
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_jddecarvalho.pdf942,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.