Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76526
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Melo, Claudiana Maria Nogueira de | - |
dc.contributor.author | Nunes, Isabella Marques | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-13T13:24:35Z | - |
dc.date.available | 2024-03-13T13:24:35Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Isabella Marques. Histórias em quadrinhos no ciclo de alfabetização: percepções de uma professora do 1 Ano do Ensino Fundamental. 2023. 49 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76526 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Histórias em quadrinhos no ciclo de alfabetização: percepções de uma professora do 1 Ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções de uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental acerca do uso de histórias em quadrinhos para a aprendizagem inicial da leitura e da escrita, visando apresentar o conhecimento da professora em relação às histórias em quadrinhos (HQ) e descrever as abordagens para a utilização das HQ na aprendizagem inicial da leitura e da escrita. A metodologia utilizada é baseada em uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, onde utilizamos uma entrevista, semiestruturada, para alcançar os objetivos. Para embasamento teórico a respeito dos temas tratados utilizamos Waldomiro Vergueiro (2009; 2012), Paulo Ramos (2012) e Magda Soares (2010;2020). Os resultados evidenciam que a professora apesar de não ter em sua formação, leituras teóricas a respeito do tema, conhece o gênero através do seu próprio contato com as histórias em quadrinhos durante a infância e principalmente enquanto adulta. Outro aspecto relevante é a importância que a mesma dá para a aproximação das crianças com as HQs no sentido de se apropriar do gênero como meio cultural. Verificamos ainda que a professora percebeu a dificuldade que as crianças tinham em desenhar e desenvolveu uma sequência didática com a leitura e produção de histórias em quadrinhos. As atividades propostas pela professora trabalharam práticas de oralidade, leitura e escrita, mas outras como discussões entre as crianças, interações, podendo observar as diversas possibilidades que as histórias em quadrinhos podem acarretar. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Esta investigación tuvo como objetivo analizar las percepciones de una maestra de 1º año de la enseñanza fundamental sobre el uso de los comics en el aprendizaje inicial de la lectura y escritura, presentando el conocimiento de la maestra con relación a los comics y describir los abordajes para la utilización de las historietas en el aprendizaje inicial de la lectura y escritura. La metodología utilizada es basada en un abordaje cualitativa, de carácter exploratorio, donde utilizamos una entrevista, semiestructurada, para lograr nuestros objetivos. Respaldándonos como base teórica a respecto de los temas tratados los autores Waldmiro Vergueiro (2009;2012), Paulo Ramos (2012) y Magda Soares (2010;2020). Los resultados evidenciaron que la maestra, por más que no tenga en su formación lecturas teóricas sobre la temática, conoce el género a través de su proprio contacto con las historietas durante su infancia y principalmente en la adultez. Otro aspecto relevante es la importancia que la maestra señala en la aproximación de los niños con los cómics de forma a apropiarse del género como medio cultural. Verificamos que ella percibió la dificultad que los pequeños tuvieron en dibujar y desarrolló una secuencia didáctica con la lectura y producción. Las actividades propuestas por la maestra trabajaron prácticas de oralidad, lectura y escritura, además de discusiones e interacciones entre los niños, pudiendo percibir la pluralidad de posibilidades que los cómics pudieron señalar. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.subject.es | Comics | pt_BR |
dc.subject.es | Alfabetizacion | pt_BR |
dc.subject.es | Practicas de enseñanza | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1544422027958854 | pt_BR |
local.date.available | 2024-03-13 | - |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_imnunes.pdf | 2,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.