Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76521
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Francisco Cartegiano de Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-12T21:38:16Z | - |
dc.date.available | 2024-03-12T21:38:16Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Francisco Cartegiano de Araujo. Avaliação da aprendizagem centrada no desenvolvimento das competências prescritas na BNCC: o caso de uma escola pública de ensino médio em Sobral – CE. 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76521 | - |
dc.description.abstract | The assessment of school learning is increasingly a concern for educators, parents and students and has become the object of interest of public educational policies with regard to the production of teaching materials, teacher training, infrastructure, teaching strategies, curriculum organization and, above all, large-scale results, focusing on the management of education networks. It is, therefore, a complex subject, the discussion of which has gained ground among scholars, especially in the last three decades. Theoretically, the assessment of learning that takes place in the classroom, especially involving the student and teacher, is developed with the aim of allowing the student to be monitored, thus enabling decisions to be made to review and resize pedagogical practices in the teaching-learning process. However, evaluation processes are not neutral, since they are influenced by the school's pedagogical objectives, i.e. they are an action that is affected by political forces and has political effects. In this context, this investigation aims to understand how the concept of learning assessment, centered on the development of competencies prescribed in the National Common Curriculum Base (BNCC), will be reflected in the education of students in the New High School. We started with the following problem: will learning assessment geared towards the development of the competences listed in the BNCC contribute to an integral education that focuses on the multiple human dimensions (cognitive, intellectual, scientific, ethical, aesthetic, affective, social), or will it be more aligned with motivating and training young people to meet the demands of the future roles they will play in the job market? The methodological path adopted corresponds to a qualitative investigation, of a descritive nature and a case study method, using bibliographic research, document analysis, semi-structured interviews and participant observation as data collection techniques. The results indicate that assessment in the context of the BNCC needs to be an integral part of the teaching and learning processes, taking on a formative character. They point out that the training project based on the development of competences is more aligned with the expectations of external assessments and preparation for the job market, to the detriment of the students' comprehensive training. They also reveal that the assessment of learning centered on the ten competences of the BNCC, within the scope of the New High School, is basically based on two purposes: on the one hand, as a pedagogical and formative resource with a view to student learning and development, and on the other, as a managerial and control mechanism. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem centrada no desenvolvimento das competências prescritas na BNCC: o caso de uma escola pública de ensino médio em Sobral – CE | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A avaliação da aprendizagem escolar constitui, cada vez mais, uma preocupação para educadores, pais e alunos e vem se transformando no objeto de interesse das políticas públicas educacionais no que diz respeito à produção de material didático, formação docente, infraestrutura, estratégias de ensino, organização curricular e, sobretudo, aos resultados em larga escala, tendo como foco a gestão de redes de ensino. Tratase, portanto, de temática complexa, cuja discussão ganhou espaço entre os estudiosos, notadamente nas últimas três décadas. Teoricamente, a avaliação da aprendizagem que ocorre no âmbito da sala de aula, envolvendo, especialmente, os sujeitos estudante e professor, é desenvolvida com o objetivo de permitir o acompanhamento escolar do aluno, possibilitando, assim, que se tomem decisões no sentido de revisão e redimensionamento das práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, os processos avaliativos não se realizam no campo da neutralidade, uma vez que sofrem influências dos objetivos pedagógicos da escola, ou seja, configuram uma ação que é afetada por forças políticas e que tem efeitos políticos. Nesse contexto, a presente investigação tem como objetivo compreender como a concepção de avaliação da aprendizagem, centrada no desenvolvimento de competências prescritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), se refletirá na formação dos estudantes do Novo Ensino Médio. Partimos da seguinte problemática: a avaliação da aprendizagem orientada para o desenvolvimento das competências elencadas na BNCC, concorrerá para uma formação integral, que privilegie as múltiplas dimensões humanas (cognitiva, intelectual, científica, ética, estética, afetiva, social), ou estará mais alinhada à motivação e ao treino dos jovens para corresponder às exigências dos futuros papéis que irão desempenhar no mercado de trabalho? O percurso metodológico adotado corresponde a uma investigação qualitativa, de natureza descritiva e método de estudo de caso, tendo como técnicas de coleta de dados o levantamento bibliográfico, a análise de documentos, as entrevistas semiestruturadas e a observação participante. Os resultados indicam que a avaliação no contexto da BNCC precisa ser parte integrante dos processos de ensino e de aprendizagem assumindo um caráter formativo. Apontam que o projeto de formação com base no desenvolvimento de competências está mais alinhado às expectativas das avaliações externas e à preparação para o mercado de trabalho em detrimento da formação integral dos estudantes. Revelam, ainda, que a avaliação da aprendizagem centrada nas dez competências da BNCC, no âmbito do Novo Ensino Médio, assenta-se basicamente sobre duas finalidades: de um lado, como recurso pedagógico e formativo com vistas à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos, e do outro, como mecanismo gerencialista e de controle. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Valiação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Currículo | pt_BR |
dc.subject.ptbr | BNCC | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Competências | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Novo ensino médio | pt_BR |
dc.subject.en | Learning assessment | pt_BR |
dc.subject.en | Curriculum | pt_BR |
dc.subject.en | Ckills | pt_BR |
dc.subject.en | New high school | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
local.author.orcid | https://orcid.org/0000-0003-1939-6896 | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6838781672684152 | pt_BR |
local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9166-8887 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5925252647916359 | pt_BR |
local.date.available | 2024-03-12 | - |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_fcanascimento.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.