Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Ronaldo de Sousa-
dc.contributor.authorBrígido, Brena Duarte-
dc.date.accessioned2024-03-12T19:15:09Z-
dc.date.available2024-03-12T19:15:09Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBRÍGIDO, Brena Duarte. (Auto) biografia e educação: rememorar para a construção de uma prática docente respeitosa. 2023. 43 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76505-
dc.description.abstractThe present assignment objective consists in exposing lived past experiences in a military school context, which in colaboration with the analysis made from theoretical studies in the pedagogy course, corroborate for a reflexion on a student oriented teaching. The research follows the quality model, using autobiographic writing as tool, with theoretic basement of Josso (2002) and Freire (2000). The assignment’s writing leans over military school life story reports and the search for meaning on teaching formation, coming to graduation. The study concludes that through the exercise of autobiographic writing, it has been possible to remember, narrate and reflect about the tutor’s part for an efectiveness of a reflexive, respectuous and constructive practice. From all these learnings,i take what will be carried for the years to come inside the classroom: humanity, empathy, respect and loving for the profession.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title(Auto) biografia e educação: rememorar para a construção de uma prática docente respeitosapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo relatar e refletir acerca de algumas experiências vividas em um contexto de escola militar que, em colaboração as análises feitas a partir de estudos teóricos no curso de Pedagogia, corroboraram para uma reflexão de uma docência respeitosa e que busca considerar as especificidades dos estudantes. A pesquisa segue o modelo de uma pesquisa qualitativa, usando como ferramenta a escrita autobiográfica, com embasamento teórico de Josso (2002) e Freire (2000). A escrita do trabalho se debruça sobre relatos pessoais da história familiar e de escolarização, cujo enfoque principal remete aos aspectos da ação docente vivenciados em uma escola militar, bem como a busca de sentido da narradora no decurso da formação docente, ao longo da graduação em Pedagogia. Por meio da pesquisa, os relatos permitem uma reflexão que se faz presente na prática docente que busca uma educação acolhedora e que permite a liberdade dos alunos. O estudo conclui que, através do exercício da escrita autobiográfica, foi possível rememorar, narrar e refletir sobre o papel do(a) professor(a) para a efetivação de uma prática reflexiva, respeitosa e construtiva. A partir de todos esses aprendizados, levo para meus anos que se seguirão, dentro de sala de aula: humanidade, empatia, respeito e amor pela profissão.pt_BR
dc.subject.ptbrAutobiografiapt_BR
dc.subject.ptbrFormação docentept_BR
dc.subject.ptbrEscola militarpt_BR
dc.subject.enAutobiographypt_BR
dc.subject.enTeaching formationpt_BR
dc.subject.enMilitary schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0593942366788961pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6266529592574370pt_BR
local.date.available2024-03-12-
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_bdbrigido.pdf436,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.