Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76481
Type: TCC
Title: CODEPLAY: um jogo digital educativo que estimula o pensamento computacional na elaboração de soluções de problemas
Authors: Gomes, Eduardo da Silva
Advisor: Silva, Jefferson de Carvalho
Keywords in Brazilian Portuguese : Pensamento computacional;Jogos educativos;Evasão universitária
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: SISTEMAS DE INFORMACAO
Issue Date: 2023
Citation: GOMES, Eduardo da Silva. CODEPLAY: um jogo digital educativo que estimula o pensamento computacional na elaboração de soluções de problemas. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Curso de Sistemas de Informação, Quixadá, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Nos últimos anos, as instituições de ensino superior têm enfrentado sérios problemas ocasionados pela evasão acadêmica. Este trabalho tem o objetivo de estimular o pensamento computacional por meio de um jogo digital educativo, com intuito de motivar os discentes a praticar mais sobre programação e propor uma ferramenta capaz de diminuir os índices de evasão e retenção acadêmica. Portanto, foi realizado um levantamento dos recursos de interface, mecânica e interação dos jogos semelhantes para servir de base para o desenvolvimento do CodePlay. Para obter os resultados foi necessário aplicar o jogo e um questionário em um grupo de discentes do primeiro ano de graduação, afim de coletar os dados para justificar o trabalho.
Abstract: In recent years higher education institutions have faced serious problems caused by academic dropout rates. This work aims to stimulate computational thinking through an educational digital game, with the aim of motivating students to practice more about programming and proposing a tool capable of reducing dropout rates and academic retention. Therefore, a survey of the interface, mechanics and interaction features of similar games was carried out to serve as a basis for the development of CodePlay. To obtain the results, it was necessary to apply the game and a questionnaire to a group of first-year undergraduate students, in order to collect data to justify the work.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76481
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/0599735640120960
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_esgomes.pdf6,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.