Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76459
Tipo: Dissertação
Título : Transver ruínas: narrativas possíveis a partir de experimentações
Autor : Remígio, Suzane Kely Dias Sousa
Tutor: Oliveira Filho, João Vilnei
Palabras clave en portugués brasileño: Artes;Processo criativo;Ruínas;Caminhar;Cidade;Tempo
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Fecha de publicación : 2023
Citación : REMÍGIO, Suzane Kely Dias Sousa. Transver ruínas: narrativas possíveis a partir de experimentações. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O texto apresenta o processo da pesquisa em Poéticas da Criação e do Pensamento em Artes, que teve como objetivo análise, experimentação e reflexão de ações realizadas em ruínas de casas (próximas da Avenida Borges de Melo), na cidade de Fortaleza, entre 2020 e 2023. De que modo podem surgir relações de aproximação com esse local? Foi possível transver as ruínas (em uma perspectiva de mundo apresentada por Manoel de Barros) a partir de apropriação, interação e intervenção. As ruínas dessas casas foram encaradas como um campo aberto, impulsionador para a imaginação germinar. As atividades desenvolvidas compreenderam experimentar esses espaços, apreender a estética dessas ruínas para que fosse desenvolvido um modo de as reinventar, com base nos dados coletados (fotos, vídeos, áudios, desenhos) e meu processo criativo (que surge a partir delas), propondo assim, uma reescritura que possa reimaginá-las. As narrativas surgidas a partir dessas atividades culminaram nesta dissertação. O trabalho se desenvolveu em um método de pesquisa em arte baseado na “Crítica do Processo”, que Cecilia Salles discute. Esta pesquisa pode ser associada com um incomum projeto arquitetônico de ruínas. Cada parte textual foi pensada como ambientes domésticos decompostos (sala, cozinha, quarto...) e as relações que podemos ter com eles. Dessa forma, o texto foi elaborado como uma caminhada exploratória pela ruína de uma casa. Esta investigação apresentou compreensões diversas sobre o que foi captado das ruínas e de mim mesma, a partir da criação artística e da reflexão sobre o trabalho de pensadores (Gaston Bachelard, Juhanni Pallasmaa, Francesco Careri, Walter Benjamim, Bruno Zevi, dentre outros.) e artistas (Íris Helena, Beatriz Rodrigues, Rafael Martins, Thiago Florencio, Paulo Nazareth, Grupo Poro, Yuri Firmeza, Brígida Baltar...) com os quais encontrei diálogo. A Literatura também foi um recurso convocado na composição do texto, por acreditar que os escritores (principalmente Manoel de Barros), por vezes, traduzem melhor aquilo que sinto ou mesmo despertam minha sensibilidade dentro do trabalho. Com as ações realizadas, aprendi a acolher as mudanças de rotas que toda visita em campo oferece, uma delas foi lidar com a pandemia, outra foi assumir uma postura menos passiva e mais atuante dentro das casas arruinadas. Foram ao total seis ações: visita às ruínas com coleta de dados, instalação de uma rede, criação de maquete, elaboração e colagem de lambe (Efêmera), fotomontagem e exposição no local. Como resultado deste projeto, trouxe uma escrita que compreende uma reflexão sobre ação, composição, processo criativo e ruína, em perspectiva de uma aproximação com esse território da cidade, fortalecendo a importância das relações entre arte e vida.
Abstract: The text presents the research process in Poetics of Creation and Thought in Arts, which aimed to analyze, experiment and reflect on actions carried out in ruins of houses (near Avenida Borges de Melo), at Fortaleza, between 2020 and 2023. How can closer relations with this place arise? It was possible to transver/see through the ruins (from a world perspective by Manoel de Barros). The ruins of these houses were seen as an open field, a booster for the imagination to germinate. The activities carried out included experimenting with these spaces, apprehending the aesthetics of these ruins so that a way of reinventing them could be developed, based on the collected data (photos, videos, audios, drawings) and my creative process (which arises from them), proposing thus, a rewriting that can reimagine them. The narratives that emerged from these activities culminated in this dissertation. The work developed into an art research method based on the “Process Critique”, which Cecilia Salles discusses. This research can be associated with an unusual architectural design of ruins. Each textual part was thought of as decomposed domestic environments (living room, kitchen, bedroom...) and the relationships we can have with them. In this way, the text was elaborated as an exploratory walk through the ruin of a house. This investigation presented different understandings about what was captured from the ruins and from myself, based on artistic creation and reflection on the work of theorists (Gaston Bachelard, Juhanni Pallasmaa, Francesco Careri, Walter Benjamim, Bruno Zevi, among others.) and artists (Íris Helena, Beatriz Rodrigues, Rafael Martins, Thiago Florencio, Paulo Nazareth, Grupo Poro, Yuri Firmeza, Brígida Baltar...) with whom I found dialogue. Literature was also a resource summoned in the composition of text, because I believe that writers (mainly Manoel de Barros), sometimes better translate what I feel or even awaken my sensitivity within the work. With the actions taken, I learned to accept the changes in routes that every field visit offers, one of them was dealing with the pandemic, another was to assume a less passive and more active posture inside the ruined houses. There were a total of six actions: visit to the ruins with data collection, installation of a hammock, creation of a model, elaboration and collage of lambe (Ephemeral), photomontage and exhibition on site. As a result of this project, I brought a writing that comprises a reflection on action, composition, creative process and ruin, with a view to approaching this territory of the city, strengthening the importance of the relationship between art and life.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76459
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/5037161228239616
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/7212307806105123
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_skdsremigio.pdf10,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.