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Tipo: Dissertação
Título : Uma compreensão crítica do conceito de fascismo: reflexões contemporâneas à luz do pensamento de Theodor W. Adorno
Título en inglés: A critical understanding of the concept of fascism: contemporary reflections in the light of the thought of Theodor W. Adorno
Autor : Araujo, Keilane Ferreira de
Tutor: Vieira, Emanuel Meireles
Palabras clave en portugués brasileño: Fascismo;Theodor Adorno;Marcia Tiburi;Primado do objeto;Constelações
Palabras clave en inglés: Fascism;Primacy of the object;Constellations
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Fecha de publicación : 2024
Citación : ARAUJO, Keilane Ferreira de. Uma compreensão crítica do conceito de fascismo: reflexões contemporâneas à luz do pensamento de Theodor W. Adorno. 2024. 362 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós- Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: A presente pesquisa investiga o conceito de fascismo na obra de Theodor W. Adorno e elabora a leitura atual do conceito, promovendo uma análise da compreensão de Adorno sobre fascismo à luz da realidade brasileira, em diálogo com a filósofa Marcia Tiburi. Na esteira dos grandes acontecimentos que marcam o início do século XXI, destacam-se as crises e recessões democráticas de forma ampla nas sociedades contemporâneas. As duas primeiras décadas do século foram marcadas por crises capitalistas, avalanche neoliberal, protestos e rebeliões em todo o mundo, culminando em grandes movimentos de massa e retrocesso democrático, favorecendo discursos de extrema direita, autoritários e antidemocráticos. Em meio à complexa dinâmica sócio-cultural e política, testemunhamos o reaparecimento de movimentos fascistas em escala global, incluindo o Brasil, contrariando a ideia de que o fenômeno ficou restrito ao passado. Metodologicamente, o estudo assume a forma de uma pesquisa teórica e bibliográfica, utilizando o Primado do Objeto e o método da Constelação de Adorno para mapeamento, análise e elaboração das discussões, sob o viés da Teoria Crítica. Como resultado, chegamos a seis constelações conceituais de fascismo em Adorno, a saber: constelação 1 - A existência do projetismo emocional no fascismo; constelação 2 - O fascismo é o movimento do “nós versus eles”; constelação 3 - A propaganda é a substância política do fascismo; constelação 4 - o fascismo como desumanização e destruição; constelação 5 - fascismo com farsa e irrealidade e constelação 6 - fascismo como ameaça duradoura e que se adapta periodicamente. Neste aspecto, a multiplicidade e as faces conceituais do fascismo encontradas à luz dos pressupostos adornianos, revelam sua consistência e seu ideário invariavelmente arraigado na realidade brasileira. Sem perder de vista o caráter histórico, abordamos o conceito de fascismo de modo dialético e material articulando-o com a realidade objetiva do Brasil da última década, concluindo ser o fascismo um fenômeno amplo, complexo e denso, ao mesmo tempo imerso em uma ambivalência de ódio e de negação de si e do outro. Finalmente, o que prevalece é que o fascismo longe de ser um fenômeno estático e dado em si mesmo, permanece coexistindo em meios às democracias, corroendo-as pelo seu interior, sem nunca desaparecer por completo. Logo, nosso compromisso ético-político assenta-se na tarefa de trabalhar no exercício recorrente de não permitir o seu esquecimento e em seu combate objetivo. Na denúncia daquilo que não pode voltar a se repetir ou, nas palavras de Adorno, “para que Auschwitz não se repita”.
Abstract: This research investigates the concept of fascism in the work of Theodor W. Adorno and elaborates the current reading of the concept, promoting an analysis of Adorno's understanding of fascism in the light of Brazilian reality, in dialogue with the philosopher Marcia Tiburi. In the wake of the major events that mark the beginning of the 21st century, widespread democratic crises and recessions stand out in contemporary societies. The first two decades of the century were marked by capitalist crises, a neoliberal avalanche, protests and rebellions around the world, culminating in large mass movements and democratic setbacks, favoring far-right, authoritarian and anti-democratic discourses. Amid complex socio-cultural and political dynamics, we witness the reappearance of fascist movements on a global scale, including in Brazil, contradicting the idea that the phenomenon was restricted to the past. Methodologically, the study takes the form of a theoretical and bibliographic research, using the Primacy of the Object and the method of the Constellation of Adorno for mapping, analysis and elaboration of discussions, under the bias of Critical Theory. As a result, we arrive at six conceptual constellations of fascism in Adorno, namely: constellation 1 - The existence of emotional projectism in fascism; constellation 2 - Fascism is the "us versus them" movement; Propaganda is the political substance of fascism; Constellation 4 - Fascism as Dehumanization and Destruction; Constellation 5 - Fascism with farce and unreality and Constellation 6 - Fascism as a lasting threat that adapts periodically. In this aspect, the multiplicity and conceptual faces of fascism found in the light of Adornian assumptions reveal its consistency and its ideology invariably rooted in the Brazilian reality. Without losing sight of the historical character, we approach the concept of fascism in a dialectical and material way, articulating it with the objective reality of Brazil in the last decade, concluding that fascism is a broad, complex and dense phenomenon, at the same time immersed in an ambivalence of hatred and denial of self and of the other. Finally, what prevails is that fascism, far from being a static and self-given phenomenon, continues to coexist in the midst of democracies, corroding them from within, without ever disappearing completely. Therefore, our ethical-political commitment is based on the task of working on the recurrent exercise of not allowing its oblivion and on its objective combat. In denouncing what cannot be repeated or, in Adorno's words, "so that Auschwitz does not repeat itself."
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76451
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0002-9059-4388
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/8169909063794599
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-7346-4944
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/4122228867993191
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGP - Dissertações defendidas na UFC

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