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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76397
Tipo: | Dissertação |
Título: | O conceito de cyberbullying: uma análise de vídeos no YouTube a partir da Teoria Crítica da Sociedade |
Título em inglês: | The concept of cyberbullying: an analysis of YouTube videos from the Critical Theory of Society |
Autor(es): | Oliveira, Inês Falcão Nogueira de |
Palavras-chave: | Cyberbullying;Teoria Crítica da Sociedade;YouTube;Critical Theory of Society |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | OLIVEIRA, Inês Falcão Nogueira de. O conceito de cyberbullying: uma análise de vídeos no YouTube a partir da Teoria Crítica da Sociedade. Orientadora: Deborah Christina Antunes. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | Cyberbullying é definido como o emprego das ferramentas tecnológicas com o propósito de assediar, constranger ou humilhar de maneira intencional um indivíduo ou grupo por meios virtuais. Por ser um fenômeno social ocorrido em ambientes virtuais, o cyberbullying se trata de um tipo de violência online com as propriedades que as mídias digitais proporcionam, como a permanência dos conteúdos publicados, a maior visibilidade, a possibilidade de compartilhamento e uma pretensa ideia de impunidade. Os avanços da tecnologia abrem novas possibilidades continuamente, o que faz com que as dinâmicas de agressão online possuam uma complexidade e o cyberbullying tenha definições e nomenclaturas diversas, o que causa confusão em torno deste conceito. O cyberbullying tem sido objeto de estudo por parte da comunidade científica, retratado nas próprias mídias digitais e pauta em discussões no âmbito educacional e online, o que faz com que o tema tenha uma grande relevância atualmente. Dentre os espaços onde o conteúdo sobre cyberbullying aparece, emerge a plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube, cujos materiais audiovisuais possuem grande alcance e são capazes de exercer influência sobre a opinião e comportamento dos seus usuários. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma o conceito de cyberbullying é retratado pelos vídeos sobre este tema no YouTube. A abordagem teóricometodológica da pesquisa baseia-se na perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade, percurso produzido pelos pensadores da Escola de Frankfurt, em especial os teóricos da 1ª geração, Theodor Adorno e Max Horkheimer, de maneira que a análise do material colhido na pesquisa foi guiada pelo princípio do primado do objeto, revelando-se assim as contradições da sociedade inerentes no próprio objeto. Também foram utilizados os constructos teóricos de pesquisadores frankfurtianos que lidam com questões relativas ao cyberbullying atualmente. A pesquisa também se propõe a aprofundar o olhar sobre a produção científica publicada nas plataformas CAPES, BVS e Scielo entre 2016 e 2021 sobre cyberbullying, estabelecendo uma visão crítica destas publicações a partir de uma revisão sistemática. Através da busca pelo termo cyberbullying no YouTube, foram selecionados os 10 vídeos mais visualizados da plataforma, falados em português. Após a análise do material encontrado, os vídeos foram divididos em três categorias, tendo como base aquilo que os vídeos revelavam sobre o objeto em estudo: Cyberbullying e o respeitável público, Cyberbullying no contexto educativo, A vítima do cyberbullying. A pesquisa busca contribuir com a reflexão sobre o cyberbullying, a utilização do âmbito digital para a elucidação deste fenômeno, bem8 como busca contribuir com a construção de mudanças nas relações humanas e na promoção de emancipação do sujeito através da reflexão crítica da realidade. |
Abstract: | Cyberbullying is defined as the use of technological tools with the purpose of intentionally harassing, embarrassing or humiliating an individual or group through virtual means. Because it is a social phenomenon that occurs in virtual environments, cyberbullying is a type of online violence with the properties that digital media provide, such as the permanence of published content, greater visibility, the possibility of sharing and an alleged idea of impunity. Advances in technology continually open up new possibilities, which makes online aggression dynamics complex and cyberbullying has different definitions and nomenclatures, which causes confusion around this concept. Cyberbullying has been the subject of study by the scientific community, portrayed in the digital media itself and discussed in educational and online contexts, which makes the topic highly relevant today. Among the spaces where content about cyberbullying appears, the video sharing platform YouTube emerges, whose audiovisual materials have a wide reach and are capable of influencing the opinion and behavior of its users. Thus, this research aims to analyze how the concept of cyberbullying is portrayed by videos on this topic on YouTube. The research's theoretical-methodological approach is based on the perspective of the Critical Theory of Society, a journey produced by the authors of the Frankfurt School, especially the theorists of the 1st generation, Theodor Adorno and Max Horkheimer, so that the analysis of the material collected in the research was guided by the principle of the primacy of the object, thus revealing the contradictions of society inherent in the object itself. The theoretical constructs of researchers from Frankfurt who currently deal with issues related to cyberbullying were used. The research also proposes to deepen the look on the scientific production published on the CAPES, BVS and Scielo platforms between 2016 and 2021 on cyberbullying, establishing a critical view of these publications from a systematic review. Through the search for the term cyberbullying on YouTube, the 10 most viewed videos on the platform, spoken in Portuguese, were selected. After analyzing the material found, the videos were divided into three categories, based on what the videos revealed about the object under study: Cyberbullying and the respectable public, Cyberbullying in the educational context, The victim of cyberbullying. The research seeks to contribute to the reflection on cyberbullying, the use of the digital scope to elucidate this phenomenon, as well as how it seeks to contribute to the construction of changes in human relationships and the promotion of the subject's emancipation through critical reflection of reality. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76397 |
Aparece nas coleções: | PPGP - Dissertações defendidas na UFC |
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