Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76373
Tipo: Dissertação
Título : Cancelar ou não cancelar, eis a questão: uma análise das características da cultura do cancelamento através do julgamento de celebridades no Twitter
Título en inglés: To cancel or not to cancel, that is the question: an analysis of the characteristics of cancel culture
Autor : Mancoso, Kaique de Souza
Tutor: Sousa, Diógenes Lycarião Barreto
Palabras clave en portugués brasileño: Cultura do cancelamento;Análise de conteúdo;Análise de redes sociais;Conversação online
Palabras clave en inglés: Cancel culture;Content analysis;Social network analysis;Online conversation
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Fecha de publicación : 2023
Citación : MANCOSO, Kaique de Souza. Cancelar ou não cancelar, eis a questão: uma análise das características da cultura do cancelamento através do julgamento de celebridades no Twitter. 2023. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: em língua portuguesa: Este estudo se propôs a desvendar as principais características da cultura do cancelamento. Dada a contemporaneidade do tema e o arsenal literário limitado, esta pesquisa revela as configurações e implicações desse fenômeno, contribuindo, assim, para ampliarmos a compreensão das dinâmicas de conversação em redes sociais. Para isso, foram analisados cinco casos de cancelamentos de figuras públicas brasileiras em 2022: Monark, Deolane Bezerra, Gkay, Jade Picon e Luísa Sonza. A escolha dessas celebridades teve origem na análise de matérias digitais sobre “famosos cancelados em 2022”, sendo os procedimentos de pesquisa documental online uma das técnicas fundamentais para essa etapa. A metodologia combinou, principalmente, técnicas de análise de conteúdo e análise de redes sociais para investigar as conversações de cada caso no Twitter. Dada as particularidades de cada fato, foram levantadas e extraídas publicações que mencionavam a figura pública em questão, especificamente nas semanas dos fatos. Os dados revelaram a forte presença de discurso de ódio, através de publicações com ataques e insultos às celebridades, advindos de uma grande maioria de usuários canceladores. Além disso, a investigação mostra que a suposta relação entre o fenômeno do cancelamento e o agendamento de pautas identitárias e morais nem sempre mostrou-se significativa, o que indica a ausência de um debate substancial e a tendência de desvio de tópicos durante as interações. Os esforços dos usuários se concentraram, na verdade, em demandar penalidades e consequências às pessoas canceladas. No entanto, há indícios de que os prejuízos de cancelamentos são mais momentâneos do que duradouros, demonstrando o aspecto volátil de episódios de cancelamentos, com pouco impacto transformador na sociedade. Os resultados também reforçam que a multidimensionalidade do tema eleva a complexidade de sua plena compreensão. Essa jornada investigativa colabora para futuras reflexões sobre ética digital, responsabilidade online e comportamento nas redes sociais.
Abstract: This study aimed to unravel the primary characteristics of cancel culture. Given the contemporaneity of the subject and the limited literary resources, this research reveals the configurations and implications of this phenomenon, thereby contributing to an enhanced understanding of conversational dynamics on social networks. To achieve this, five cases of cancellations of Brazilian public figures in 2022 were analyzed: Monark, Deolane Bezerra, Gkay, Jade Picon, and Luísa Sonza. The selection of these celebrities originated from the analysis of digital articles regarding "celebrities canceled in 2022", with online documentary research procedures being one of the fundamental techniques for this stage. The methodology primarily combined content analysis and social network analysis techniques to investigate the conversations of each case on Twitter. Given the peculiarities of each event, posts mentioning the relevant public figure were identified and extracted, specifically during the weeks of these events. The data revealed a substantial presence of hate speech through posts containing attacks and insults directed at the celebrities, originating from a significant majority of canceling users. Furthermore, the investigation indicates that the supposed relationship between the phenomenon of cancel culture and the scheduling of identity and moral agendas did not always prove significant, suggesting the absence of substantial debate and a tendency to divert from topics during interactions. In reality, the users' efforts were concentrated on demanding penalties and consequences for the canceled individuals. Nonetheless, there are indications that the consequences of cancellations are more ephemeral than enduring, highlighting the volatile nature of cancellation episodes with limited transformative impact on society. The results also underscore that the multidimensionality of the subject enhances the complexity of its comprehensive understanding. This investigative journey contributes to future reflections on digital ethics, online responsibility, and behavior on social media.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76373
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0002-9924-0340
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/0606133589551002
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-8924-7442
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9356403913755132
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_ksmancoso.pdf6,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.