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Tipo: TCC
Título : Jornalistas, assessores e identidade: um estudo de caso dos Assessores de Imprensa da Prefeitura Municipal de Fortaleza
Autor : Cunha, Barbara Kauany de Castro
Tutor: Silva, Erilene Firmino da
Palabras clave en portugués brasileño: Assessoria de Imprensa;Identidade;Jornalismo;Perfil
Palabras clave en inglés: Press Office;Identity;Journalism;Profile
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Fecha de publicación : 2023
Citación : CUNHA, Barbara Kauany de Castro. Jornalistas, assessores e identidade: um estudo de caso dos Assessores de Imprensa da Prefeitura Municipal de Fortaleza. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Curso de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Esta monografia traz o resultado de pesquisa realizada para investigar como as semelhanças e diferenças entre assessores de imprensa e jornalistas das redações dos veículos de comunicação da grande mídia repercutem na construção da identidade dos assessores de imprensa. O trabalho é feito a partir do estudo de caso com os assessores de imprensa da Prefeitura Municipal de Fortaleza que assumiram o ofício da profissão entre 2002 e 2022 e atuam no setor público deste mercado de trabalho. A pesquisa coletou dados acerca da identidade profissional desses assessores de imprensa traçando um perfil desses trabalhadores. Para tanto, realizamos aplicação de questionário que permitiram a análise qualitativa e quantitativa de dados, fazendo uso da análise do discurso para avaliar as respostas. Os profissionais identificam-se como jornalistas e assessores, e têm ciência das diferenças de papéis e público-alvo entre eles e os jornalistas de redação.
Abstract: This monograph presents the results of research carried out to investigate how the similarities and differences between press officers and journalists in the newsrooms of mainstream media outlets impact on the construction of the identity of press officers. The work is based on a case study with press officers from the Fortaleza city hall who took up the profession between 2002 and 2022 and work in the public sector of this job market. The research collected data about the professional identity of these press officers, outlining a profile of these workers. To this end, we carried out a questionnaire that allowed qualitative and quantitative data analysis, using discourse analysis to evaluate the responses. The professionals identify themselves as journalists and advisors, and are aware of the differences in roles and target audience between themselves and newsroom journalists.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76360
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/2781409000067853
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9956700277809209
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: JORNALISMO - Monografias

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