Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76359
Tipo: TCC
Título : SOS Imprensa: a mídia crítica na formação jornalística
Autor : Carvalho, Tayane Monick Pereira de
Tutor: Rios, José Riverson Araújo Cysne
Palabras clave en portugués brasileño: Mídia crítica;Observatórios de imprensa acadêmico;SOS Imprensa;Diretrizes curriculares;Jornalismo
Palabras clave en inglés: Media criticism;Academic press observatories;Curriculum guidelines;Journalism
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Fecha de publicación : 2023
Citación : CARVALHO, Tayane Monick Pereira de. SOS Imprensa: a mídia crítica na formação jornalística. 2023. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação) – Curso de Graduação em Comunicação/Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o trabalho de mídia crítica dentro de observatórios de imprensa acadêmicos e de que maneira a atuação desses observatórios pode contribuir para a formação dos estudantes de jornalismo que os compõem. A fundamentação teórica que respaldou a elaboração do texto foram pesquisas de Danilo Rothberg, Patrícia Cunha (2011), Manuel Carlos Chaparro e Rogério Christofoletti. Na construção da pesquisa, foram realizadas investigações qualitativas em mídia crítica e educação. A primeira análise foi na presença do estudo de mídia crítica dentro dos cursos de jornalismo por meio das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s). O objetivo é entender de que maneira o estudo de mídia crítica está respaldado nas diretrizes. Para compor o trajeto metodológico, foi realizada uma análise completa do objeto de estudo escolhido para esta pesquisa, o observatório de imprensa acadêmico SOS Imprensa, vinculado à Universidade de Brasília (UnB). Para chegar ao objeto, foi construído um estudo sobre observatórios de imprensa no Brasil, tendo sido encontrados 12 acadêmicos ativos e 7 inativos. Logo em seguida, foram analisadas todas as formas de interação que o SOS Imprensa vem utilizando recentemente. Destas, foi escolhida para aprofundamento as postagens no site do SOS Imprensa de janeiro ao final de outubro de 2023. Além disso, também foram realizadas entrevistas com a atual coordenadora do SOS Imprensa, a professora do curso de jornalismo da UnB, Rafiza Varão, e com estudantes do curso que fazem parte do projeto. As entrevistas ajudaram a contextualizar e complementar a análise das matérias. Dessa forma, foi possível identificar o trabalho pedagógico complementar que o projeto possibilita. Foi concluído que, mesmo em âmbito acadêmico, os estudantes conseguem contribuir com a sociedade por meio da promoção do debate e da reflexão, além de aprimorarem a prática jornalística da equipe. Os estudantes conseguem abrir espaço para discussão e debate midiático, garantindo uma formação mais ética e de qualidade.
Abstract: This research aims to analyze the work of media criticism within academic press observatories and how the performance of these observatories can contribute to the training of the journalism students that comprise them. The theoretical foundation that supported the preparation of the text was research by Rothberg (2010), Cunha (2011), Chaparro (2007) and Christofoletti (2003, 2005, 2008). In the construction of the research, qualitative investigations were carried out in media criticism and education. The first analysis was in the presence of the study of media criticism within journalism courses through the new National Curricular Guidelines (DCN’s). The objective is to understand how the study of media criticism is supported by the guidelines. To compose the methodological path, a complete analysis was carried out of the object of study chosen for this research, the academic press observatory SOS Imprensa, linked to the University of Brasília (UnB). To reach the objective, a study was constructed on press observatories, finding 12 active academics and 7 inactive ones. Soon after, all forms of interaction that SOS uses and have recently used with society were analyzed. Of these, the posts on the SOS Imprensa website from January to the end of October 2023 were chosen for further analysis. In addition, interviews were also carried out with the current coordinator of SOS Imprensa, the professor of the journalism course at UnB, Rafiza Varão, and with students from the course who are part of the project. The interviews helped to contextualize and complement the analysis of the materials. In this way, it was possible to identify the complementary pedagogical work that the project makes possible. It was concluded that, even at an academic level, students can contribute to society by promoting debate and reflection, in addition to improving the team's journalistic practice. Students can open space for discussion and media debate, ensuring more ethical and quality training.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76359
ORCID del autor: https://orcid.org/0009-0001-8017-2026
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/9292891902367900
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1443462880773128
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: JORNALISMO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_tmpcarvalho.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.