Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76343
Tipo: TCC
Título: Desenvolvimento e validação do aplicativo: “explorando a geometria espacial”
Autor(es): Silva, Francisco Henrique Rocha
Orientador: Almeida Júnior, Fernando Rodrigues de
Palavras-chave em português: Geometria espacial;Aplicativo educacional;Desenvolvimento de jogos;Realidade aumentada;Gamificação
Palavras-chave em inglês: Spatial geometry;Educational app;Game development;Augmented reality;Gamification
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Francisco Henrique Rocha. Desenvolvimento e validação do aplicativo: “explorando a geometria espacial”. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral, Sobral, 2023.
Resumo: O aplicativo “Explorando a geometria espacial” foi desenvolvido para ser uma ferramenta educacional, que aborda os tópicos mais relevantes da geometria espacial por meio da divisão do conteúdo em seções. O aplicativo oferece mini games, conteúdos didáticos, modelos 3D em Realidade Aumentada (RA), e quizzes como forma de gamificar o conteúdo e tornar as aulas mais envolventes. Por meio do feedback, realizado por 24 alunos, foi revelado uma forte aceitação do aplicativo pelo público alvo, que é comprovado pelo System Usability Scale (Escala de usabilidade do sistema - SUS) com um resultado de 84.9, em uma escala de 0 a 100. Com os resultados desse feedback foi possível encontrar alguns pontos em que o aplicativo precisa ser melhorado e a validação da utilização da RA e gamificação como ferramentas cruciais para criação de um ambiente de aprendizado inovador e engajado.
Abstract: The application "Exploring Spatial Geometry" was developed as an educational tool addressing key topics in spatial geometry through content segmentation. The app provides mini-games, educational content, 3D models in Augmented Reality (AR), and quizzes to gamify the material and enhance class engagement. Feedback from 24 students revealed a strong acceptance of the app among the target audience, supported by a System Usability Scale (SUS) score of 84.9 on a scale of 0 to 100. Identified improvement areas from this feedback underscore the validation of AR and gamification as crucial tools for creating an innovative and engaging learning environment.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76343
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/3384565104870862
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3820848779105833
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO-SOBRAL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_fhrsilva.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.