Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76343
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida Júnior, Fernando Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | Silva, Francisco Henrique Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-29T17:31:42Z | - |
dc.date.available | 2024-02-29T17:31:42Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Francisco Henrique Rocha. Desenvolvimento e validação do aplicativo: “explorando a geometria espacial”. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral, Sobral, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76343 | - |
dc.description.abstract | The application "Exploring Spatial Geometry" was developed as an educational tool addressing key topics in spatial geometry through content segmentation. The app provides mini-games, educational content, 3D models in Augmented Reality (AR), and quizzes to gamify the material and enhance class engagement. Feedback from 24 students revealed a strong acceptance of the app among the target audience, supported by a System Usability Scale (SUS) score of 84.9 on a scale of 0 to 100. Identified improvement areas from this feedback underscore the validation of AR and gamification as crucial tools for creating an innovative and engaging learning environment. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e validação do aplicativo: “explorando a geometria espacial” | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O aplicativo “Explorando a geometria espacial” foi desenvolvido para ser uma ferramenta educacional, que aborda os tópicos mais relevantes da geometria espacial por meio da divisão do conteúdo em seções. O aplicativo oferece mini games, conteúdos didáticos, modelos 3D em Realidade Aumentada (RA), e quizzes como forma de gamificar o conteúdo e tornar as aulas mais envolventes. Por meio do feedback, realizado por 24 alunos, foi revelado uma forte aceitação do aplicativo pelo público alvo, que é comprovado pelo System Usability Scale (Escala de usabilidade do sistema - SUS) com um resultado de 84.9, em uma escala de 0 a 100. Com os resultados desse feedback foi possível encontrar alguns pontos em que o aplicativo precisa ser melhorado e a validação da utilização da RA e gamificação como ferramentas cruciais para criação de um ambiente de aprendizado inovador e engajado. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Geometria espacial | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Aplicativo educacional | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Desenvolvimento de jogos | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Realidade aumentada | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Gamificação | pt_BR |
dc.subject.en | Spatial geometry | pt_BR |
dc.subject.en | Educational app | pt_BR |
dc.subject.en | Game development | pt_BR |
dc.subject.en | Augmented reality | pt_BR |
dc.subject.en | Gamification | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/3384565104870862 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3820848779105833 | pt_BR |
local.date.available | 2024 | - |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO-SOBRAL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_fhrsilva.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.