Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76343
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida Júnior, Fernando Rodrigues de-
dc.contributor.authorSilva, Francisco Henrique Rocha-
dc.date.accessioned2024-02-29T17:31:42Z-
dc.date.available2024-02-29T17:31:42Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Francisco Henrique Rocha. Desenvolvimento e validação do aplicativo: “explorando a geometria espacial”. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral, Sobral, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76343-
dc.description.abstractThe application "Exploring Spatial Geometry" was developed as an educational tool addressing key topics in spatial geometry through content segmentation. The app provides mini-games, educational content, 3D models in Augmented Reality (AR), and quizzes to gamify the material and enhance class engagement. Feedback from 24 students revealed a strong acceptance of the app among the target audience, supported by a System Usability Scale (SUS) score of 84.9 on a scale of 0 to 100. Identified improvement areas from this feedback underscore the validation of AR and gamification as crucial tools for creating an innovative and engaging learning environment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesenvolvimento e validação do aplicativo: “explorando a geometria espacial”pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO aplicativo “Explorando a geometria espacial” foi desenvolvido para ser uma ferramenta educacional, que aborda os tópicos mais relevantes da geometria espacial por meio da divisão do conteúdo em seções. O aplicativo oferece mini games, conteúdos didáticos, modelos 3D em Realidade Aumentada (RA), e quizzes como forma de gamificar o conteúdo e tornar as aulas mais envolventes. Por meio do feedback, realizado por 24 alunos, foi revelado uma forte aceitação do aplicativo pelo público alvo, que é comprovado pelo System Usability Scale (Escala de usabilidade do sistema - SUS) com um resultado de 84.9, em uma escala de 0 a 100. Com os resultados desse feedback foi possível encontrar alguns pontos em que o aplicativo precisa ser melhorado e a validação da utilização da RA e gamificação como ferramentas cruciais para criação de um ambiente de aprendizado inovador e engajado.pt_BR
dc.subject.ptbrGeometria espacialpt_BR
dc.subject.ptbrAplicativo educacionalpt_BR
dc.subject.ptbrDesenvolvimento de jogospt_BR
dc.subject.ptbrRealidade aumentadapt_BR
dc.subject.ptbrGamificaçãopt_BR
dc.subject.enSpatial geometrypt_BR
dc.subject.enEducational apppt_BR
dc.subject.enGame developmentpt_BR
dc.subject.enAugmented realitypt_BR
dc.subject.enGamificationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3384565104870862pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3820848779105833pt_BR
local.date.available2024-
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO-SOBRAL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_fhrsilva.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.