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Tipo: Tese
Título : Proposta metodológica de cálculo do valor da multa ambiental por meio de análise multicritério e sistemas de informação geográfica (SIG).
Título en inglés: Methodological proposal for calculating the value of the environmental fine through multi-criteria analysis and information systems geographic (GIS).
Autor : Oliveira, Ulisses Costa de
Tutor: Nunes, Ana Bárbara de Araújo
Palabras clave en portugués brasileño: Crimes contra o meio ambiente;Método Delphi;Fiscalização - Meio ambiente;FAHP;Sistemas difusos;Sistemas de Informação Geográfica
Palabras clave en inglés: Crimes against the environment;Delphi Method;Environmental inspection;Fuzzy systems;FAHP;Geographic Information Systems
Fecha de publicación : 2023
Citación : OLIVEIRA, Ulisses Costa de. Proposta metodológica de cálculo do valor da multa ambiental por meio de análise multicritério e Sistemas de Informação Geográfica (SIG). 2023. 176 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil - Saneamento Ambiental) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A legislação vigente relativa à apuração de infrações cometidas contra o meio ambiente estabelece que a autuação ambiental deve se basear na tipologia de infração cometida devendo ser considerados o histórico de cometimento de infrações ambientais, a capacidade de pagamento e a gravidade da infração ambiental cometida. Nesse contexto, a presente pesquisa visou desenvolver uma metodologia de cálculo de multa ambiental embasada em um Índice de Gravidade da Infração Ambiental - IGIA utilizando análise multicritério e sistemas de informações geográficas para auxílio no processo de autuação por infrações cometidas contra o meio ambiente. A área objeto da aplicação proposta abrange o estado do Ceará, que possui uma área de 148.825,6 km² de extensão. Para isto, utilizou-se uma metodologia híbrida com a integração dos métodos Fuzzy Delphi (FDELPHI) e Fuzzy Analytic Hierarchy Process (FAHP). O método FDELPHI foi utilizado para levantar os critérios e subcritérios componentes do índice. O método FAHP foi utilizado para o cálculo dos pesos relativos dos critérios e subcritérios selecionados que contribuem para a estruturação do referido índice. Os resultados apontam que o Uso e Cobertura da Terra como o fator que mais contribuem para o índice, seguido dos critérios Distância de Recursos Hídricos, Declividade, Clima, Distância de Vias, Pedologia e Geologia. O IGIA foi dividido em cinco classes de gravidade (muito baixa, baixa, média, alta e muito alta), tendo as classes baixa e média prevalecido sobre as demais classes. Os pesos atribuídos mostraram estabilidade e robustez ao serem submetidos a alterações. Com isso, por meio da modelagem matemática proposta, foi possível estruturar a metodologia para cálculo da multa ambiental baseada no modelo espacial da gravidade aliada à análise multicritério espacial.
Abstract: The current legislation related to the assessment of environmental infractions stipulates that environmental fines must be based on the type of infraction committed, considering the history of environmental infractions, the ability to pay, and the severity of the environmental infraction committed. In this context, this research aimed to develop a methodology for calculating environmental fines based on an Environmental Infraction Severity Index (EISI) using multicriteria analysis and geographic information systems to assist in the process of fining for environmental infractions. The area of application proposed encompasses the state of Ceará, Brazil, which covers an area of 148,825.6 km². For this purpose, a hybrid methodology integrating the Fuzzy Delphi (FDELPHI) and Fuzzy Analytic Hierarchy Process (FAHP) methods were used. The FDELPHI method was employed to identify the criteria and subcriteria components of the index. The FAHP method was used for calculating the relative weights of the selected criteria and sub-criteria contributing to the structure of the said index. The results indicate that Land Use and Cover is the factor that contributes most to the index, followed by criteria such as Proximity to Water Resources, Slope, Climate, Proximity to Roads, Pedology, and Geology. The EISI was divided into five severity classes (very low, low, medium, high, and very high), with the low and medium classes prevailing over the others. The weights assigned demonstrated stability and robustness when subjected to changes. Thus, through the proposed mathematical modeling, it was possible to structure the methodology for calculating environmental fines based on the spatial model of severity combined with spatial multi-criteria analysis.
Descripción en portugués brasileño : Este documento está disponível online com base na Portaria no 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76309
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/7832181970418795
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0001-5845-6252
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1624361530002492
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DEHA - Teses defendidas na UFC

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