Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76301
Tipo: TCC
Título : Práticas com software simulador para apoio no ensino de redes de computadores
Autor : Oliveira, Júlio César Rodrigues de
Tutor: Coelho, David Nascimento
Palabras clave en portugués brasileño: Redes de Computadores;software;aprendizado
Palabras clave en inglés: computer networks;software;learning
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Fecha de publicación : 2023
Citación : OLIVEIRA, Júlio César Rodrigues de. Práticas com software simulador para apoio no ensino de redes de computadores. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral, Sobral, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Dada a disponibilidade e variedade de softwares simuladores de redes de computadores existentes no mercado, pode-se considerar como oportunidade de melhoria, utilizar esses softwares como uma ferramenta pedagógica de apoio no aprendizado da disciplina de redes de computadores. Objetivou-se com esse trabalho propor uma abordagem pedagógica por meio de práticas desenvolvidas no software simulador de redes Cisco Packet Tracer. Para isso, realizouse uma pesquisa bibliográfica e o posterior desenvolvimento de quatro aulas práticas, que possuem vídeo aulas e um guia de prática, estas por sua vez foram apresentadas aos alunos da disciplina de redes de computadores do semestre 2023.1 da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral. Após aplicação das práticas foi elaborado um questionário e disseminado entre os alunos, para que seja possível avaliar o quão compreensível foram as práticas e o quanto ajudaram na assimilação dos conceitos de redes de computadores. A partir do acompanhamento dos resultados do questionário proposto, pode-se observar que as práticas no simulador Cisco Packet Tracer favoreceram no aprendizado dos alunos da disciplina.
Abstract: Given the availability and variety of computer network simulator software on the market, one can consider an opportunity for improvement to use these software as a pedagogical tool to support the learning of computer networks. The objective of this work was to propose a pedagogical approach through practices developed in the Cisco Packet Tracer network simulator software. For this, a bibliographical research was carried out and the subsequent development of four practical classes, in which they have video classes and each one has its practice guide, these in turn were presented to the students of the discipline of computer networks of the semester 2023.1 of the Federal University of Ceará, Sobral campus. After applying the practices, a questionnaire was prepared and disseminated among the students, so that it is possible to assess how comprehensible the practices were and how much they helped in the assimilation of the concepts of computer networks. From the monitoring of the results of the proposed questionnaire, it can be observed that the practices in the Cisco Packet Tracer simulator favored the students' learning of the discipline.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76301
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-7410-5601
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6772633589426873
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO-SOBRAL - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_jcroliveira.pdf809,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.