Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/763
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Recursos sociais, mediação e alianças nas Eleições Municipais do Maranhão (2008)
Autor(es): Grill, Igor Gastal
Palavras-chave: Eleições Municipais;Mediação Política;Facções;Municipal Elections;Political Mediation;Factions
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ciências Sociais
Citação: GRILL, Igor Gastal. Recursos Sociais, mediação e alianças nas Eleições Municipais do Maranhão (2008). Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 40, n. 2, p. 7-31, 2009.
Resumo: Por meio do artigo é apresentada a análise sobre os padrões de recrutamento de “elites locais” no Maranhão. Foram utilizadas as informações da base de dados do Tribunal Superior Eleitoral concernentes aos candidatos a prefeito e aos políticos vitoriosos nas eleições de 2008. Soma-se a isso a realização de estudos mais detalhados sobre cenários municipais de concorrência eleitoral (São Luís, Caxias, Pinheiro e Lago da Pedra), enfocando 4 casos de prefeitos e relacionando os dados de perfis (origens sociais e carreiras políticas) aos trunfos mobilizados nas campanhas. Foram examinadas entrevistas em profundidade com candidatos e membros das suas equipes, materiais de divulgação das candidaturas (programas de televisão, santinhos, jingles, etc.) e observaçãode eventos de mobilização eleitoral.
Abstract: Through this article an analysis about the standard of recruitment of “local elites” in Maranhão is done. Information from the database of the Supreme Electoral Court concerning the winning candidates for the post of Mayor in 2008 were used. Added to that the carrying out of more detailed studies about municipal scenarios of electoral competition (São Luís, Caxias, Pinheiro and Lago da Pedra), focusing on the cases of four mayors and relating their profile data (social origins and political careers) to the tactics used in the campaigns. In depth interviews with candidates and members of their teams were examined as were materials of electoral propaganda (TV programs, fliers, jingles etc.) and also observation of events to mobilize the electorate.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/763
ISSN: BL 0041-8862
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_IGGRILL.pdf296,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.