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dc.contributor.authorGrill, Igor Gastal-
dc.date.accessioned2011-09-20T15:23:57Z-
dc.date.available2011-09-20T15:23:57Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationGRILL, Igor Gastal. Recursos Sociais, mediação e alianças nas Eleições Municipais do Maranhão (2008). Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 40, n. 2, p. 7-31, 2009.pt_BR
dc.identifier.issnBL 0041-8862-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/763-
dc.description.abstractThrough this article an analysis about the standard of recruitment of “local elites” in Maranhão is done. Information from the database of the Supreme Electoral Court concerning the winning candidates for the post of Mayor in 2008 were used. Added to that the carrying out of more detailed studies about municipal scenarios of electoral competition (São Luís, Caxias, Pinheiro and Lago da Pedra), focusing on the cases of four mayors and relating their profile data (social origins and political careers) to the tactics used in the campaigns. In depth interviews with candidates and members of their teams were examined as were materials of electoral propaganda (TV programs, fliers, jingles etc.) and also observation of events to mobilize the electorate.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEleições Municipaispt_BR
dc.subjectMediação Políticapt_BR
dc.subjectFacçõespt_BR
dc.subjectMunicipal Electionspt_BR
dc.subjectPolitical Mediationpt_BR
dc.subjectFactionspt_BR
dc.titleRecursos sociais, mediação e alianças nas Eleições Municipais do Maranhão (2008)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPor meio do artigo é apresentada a análise sobre os padrões de recrutamento de “elites locais” no Maranhão. Foram utilizadas as informações da base de dados do Tribunal Superior Eleitoral concernentes aos candidatos a prefeito e aos políticos vitoriosos nas eleições de 2008. Soma-se a isso a realização de estudos mais detalhados sobre cenários municipais de concorrência eleitoral (São Luís, Caxias, Pinheiro e Lago da Pedra), enfocando 4 casos de prefeitos e relacionando os dados de perfis (origens sociais e carreiras políticas) aos trunfos mobilizados nas campanhas. Foram examinadas entrevistas em profundidade com candidatos e membros das suas equipes, materiais de divulgação das candidaturas (programas de televisão, santinhos, jingles, etc.) e observaçãode eventos de mobilização eleitoral.pt_BR
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