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Type: Tese
Title: Paradoxos da maternidade: a recontextualização do ideal materno no Instagram
Title in English: Paradoxes of motherhood: the recontextualization of the maternal ideal on Instagram
Authors: Maia, Camila Moreira
Advisor: Germano, Idilva Maria Pires
Keywords in Brazilian Portuguese : Maternidade;Mídias;Feminismos;Análise de discurso crítica
Keywords in English : Motherhood;Media;Feminisms;Critical discourse analysis
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Issue Date: 2023
Citation: MAIA, Camila Moreira. Paradoxos da maternidade: a recontextualização do ideal materno no instagram. 2023. 166 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho localiza-se na seara das Psicologias Sociais Críticas e tem como objetivo realizar uma análise de discurso de postagens sobre maternidade no Instagram. Pretende-se compreender as implicações da vivência em redes nas formas de representação e de interação social no âmbito da maternidade. A maternidade é vista, aqui, como um fenômeno biopsicossocial que agrega questões relativas às modificações biológicas que ocorrem no corpo da mulher, mas também aos sentidos oferecidos pela cultura para o entendimento dessa condição feminina. Enfatizamos a noção de ideal materno, uma ideologia construída a partir do final do século XIX, no seio da formação da família burguesa tradicional, para justificar o engajamento das mulheres na função de mãe, através de discursos científicos, religiosos, filosóficos e políticos. Esses discursos vêm sendo fortemente influenciados por transformações tecnológicas, econômicas e socioculturais. Destaca-se especialmente as críticas realizadas pelos Feminismos, pelos Estudos de Gênero e pelos Estudos Maternos; e os impactos das tecnologias reprodutivas e das mudanças no regime de conjugalidade e nos modelos familiares, durante o século XX. Os meios de comunicação sempre tiveram uma função importante no reforço ou no combate de padrões de maternidade. Explora-se, portanto, a história da relação entre maternidade e mídia, enfatizando as características de uma Cultura da Conectividade baseada, sobretudo, num capitalismo informacional e em valores como visibilidade e popularidade; e responsável por esmaecer as fronteiras entre o público e o privado. Interessa saber como essa cultura interage com as questões maternas na produção de discursos e interações nas redes sociais. A perspectiva teórico-metodológica utilizada é a Análise de Discurso Crítica, sobretudo nas versões da Escola Anglo-saxã. Essa abordagem compreende que as transformações sociais são parcialmente discursivas, de modo que propõe um modelo de análise de discurso para a identificação de processos de mudança ou de reprodução social. Como caminho metodológico, sugere, inicialmente, a identificação de um problema discursivo e a descrição da sua relação com os demais elementos da prática social, através de uma aproximação etnográfica. Em seguida, parte-se para a análise de discurso propriamente dita, realizada aqui através das estratégias desenvolvidas por Fairclough e Chouliaraki (1999) para a apreciação de textos e por Kress e Van Leeuwen (2006) para a apreciação de imagens. Como resultado, identificamos que o ideal materno tem sido recontextualizado no Instagram a partir de três principais tendências discursivas. A primeira seria a de reprodução, já que narrativas tradicionais sobre maternidade continuam sendo reproduzidas através de discursos híbridos que unem gêneros científicos, pedagógicos e morais com gêneros discursivos característicos da internet. A segunda seria de crítica do ideal materno, na medida em que denunciam o caráter ilusório e subjugador desses modelos de maternidade e que apontam para a contestação de uma sociedade patriarcal que historicamente consagrou discursos ideológicos orientados para a manutenção da mulher numa posição subalterna. Por fim, a terceira tendência é de transformação desse ideal, pois hoje as mães podem narrar suas experiências em rede, reformulando discursos patriarcais e podem disseminar o discurso de uma maternidade menos extenuante e mais possível.
Abstract: This work is located in the area of Critical Social Psychology and aims to perform a discourse analysis of posts about motherhood on Instagram. It is intended to understand the implications of living in networks in the forms of representation and social interaction in the context of motherhood. Motherhood is seen here as a biopsychosocial phenomenon that adds questions related to the biological changes that occur in the woman's body, but also to the meanings offered by the culture for the understanding of this female condition. We emphasize the notion of maternal ideal, an ideology constructed from the end of the 19th century, within the formation of the traditional bourgeois family, to justify the engagement of women in the role of mother, through scientific, religious, philosophical and political discourses. These discourses have been strongly influenced by technological, economic and sociocultural transformations. Special emphasis is placed on the criticisms made by Feminisms, by Gender Studies and by Mother Studies; and the impacts of reproductive technologies and changes in conjugality and family models during the 20th century. The media has always played an important role in reinforcing or combating patterns of motherhood. Therefore, the history of the relationship between motherhood and the media is explored, emphasizing the characteristics of a Culture of Connectivity based, above all, on informational capitalism and on values such as visibility and popularity; and responsible for blurring the boundaries between public and private. It is interesting to know how this culture interacts with maternal issues in the production of discourses and interactions in social networks. The theoretical-methodological perspective used is the Critical Discourse Analysis, especially in the versions of the Anglo-Saxon School. This approach understands that social transformations are partially discursive, so it proposes a discourse analysis model for identifying processes of change or social reproduction. As a methodological path, it initially suggests the identification of a discursive problem and the description of its relationship with the other elements of social practice, through an ethnographic approach. Then, we move on to the analysis of discourse itself, carried out here through the strategies developed by Fairclough and Chouliaraki (1999) for the appreciation of texts and by Kress and Van Leeuwen (2006) for the appreciation of images. As a result, we identified that the maternal ideal has been recontextualized on Instagram based on three main discursive trends. The first would be that of reproduction, since traditional narratives about motherhood continue to be reproduced through hybrid discourses that unite scientific, pedagogical and moral genres with discursive genres characteristic of the internet. The second would be a critique of the maternal ideal, insofar as they denounce the illusory and subjugating character of these models of motherhood and which point to the contestation of a patriarchal society that has historically enshrined ideological discourses aimed at keeping women in a subordinate position. Finally, the third trend is the transformation of this ideal, because today mothers can narrate their experiences in a network, reformulating patriarchal discourses and can disseminate the discourse of a less exhausting and more possible motherhood.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76287
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2675000460694209
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6885356541227389
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGP - Teses defendidas na UFC

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